Normas para Publicação
 
Instruções para Autores
 
AUTORIA, RESPONSABILIDADE E ORIGINALIDADE
 
A autoria de um artigo deve ser unicamente reservada aos investigadores que contribuíram de modo substancial para o desenvolvimento e redação do manuscrito, e que aceitem a responsabilidade pelo seu conteúdo.
Para atribuição de autoria, os investigadores deverão cumprir com todos os critérios definidos, nomeadamente: contribuição substancial para a formulação do problema, desenho da investigação, coleta dos dados, análise estatística e interpretação dos resultados.
A ordem dos autores deverá ser definida previamente à submissão e aceite por todos. Todas as contribuições que não cumpram os critérios para atribuição de autoria deverão ser especificamente apresentadas na secção dos Agradecimentos.
O rigor e a exatidão do conteúdo dos artigos publicados são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Os editores não assumem qualquer tipo de responsabilidade pelas opiniões e afirmações expressas pelos autores.
Os autores são responsáveis pela obtenção da autorização escrita para reprodução de materiais que tenham sido previamente publicados e que desejem que sejam reproduzidos no artigo submetido.
 
1. Conduta Ética
Os princípios éticos e legais deverão ser respeitados ao longo de todo o processo de investigação que culmina na redação e submissão de um manuscrito para publicação.
A par do respeito pela conduta ética com seres humanos que cumpre os preceitos definidos na O cumprimento dos princípios éticos e legais será assumido em um documento a ser anexado à carta de submissão do artigo.
O protocolo da investigação deverá ser, sempre que possível, submetido a aprovação prévia por parte de um comitê de ética em pesquisa. O parecer favorável desta comissão deverá ser igualmente integrado como anexo à carta de submissão do artigo. Na impossibilidade de submissão do protocolo de pesquisa a um comitê de ética, os autores deverão enunciar o respectivo motivo impeditivo.
 
2. Conflitos de interesse
A prática científica deverá respeitar a apresentação isenta de resultados e inerentes conclusões por parte dos autores, sem condicionantes externas passíveis de influência. Relações pessoais ou interesses econômicos/comerciais podem constituir potencial para conflito de interesses.
Deste modo, todas as relações e financiamentos para a pesquisa proporcionados por indivíduos, entidades ou instituições deverão ser devidamente declarados, sendo essa declaração publicada conjuntamente com o artigo.
Para o efeito, todos os autores deverão explicitar, em formulário próprio a ser anexado à carta de submissão do artigo, a existência ou não de potenciais conflitos de interesses.
A existência de conflitos de interesse para a publicação não constitui motivo para a rejeição de manuscritos, desde que devidamente declarados.
 
3. Fontes de financiamento
Todas as fontes de financiamento externas e bolsas de investigação que tenham apoiado o desenvolvimento da investigação deverão ser assumidas especificamente pelos autores, sendo indicado o autor subsidiado e a referência completa do projeto. Esta informação será publicada conjuntamente com o artigo.
 
ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS
O artigo submetido deve ser elaborado em formato digital, sendo obrigatoriamente em texto Microsoft Word (versão 97-03 ou superior). O texto deve ser escrito em páginas de tamanho A4 com 3 cm de margens, em letra Times New Roman ou Arial de tamanho 12 pts, com espaçamento duplo.
Todas as páginas deverão ser numeradas sequencialmente no canto superior direito.
 
Todos os artigos terão que ser obrigatoriamente organizados da seguinte forma:
Primeira página/Folha de rosto: A primeira página deverá conter título abreviado, título em português e título em inglês. Deverão ser ainda indicados os agradecimentos e fontes de financiamento.
 
Segunda página/Resumo: A segunda página incluirá de novo o título em português, resumo (máximo de 200 palavras) e três a seis palavras-chave sendo essas diferentes do titulo. As palavras-chaves deverão ser termos importantes da investigação, facilmente pesquisáveis em bases de indexação, podendo ser utilizados descritores médicos (MeSH) ou descritores das ciências da saúde (DeCS).
 
Terceira página/Abstract: A terceira página deverá incluir o conteúdo equivalente da segunda página no idioma inglês.
 
Páginas seguintes: As páginas seguintes deverão incluir o texto do artigo de acordo com as secções específicas de cada tipo de artigo. Após a apresentação das referências bibliográficas, os anexos deverão ser apresentados individualmente numa nova página, pela seguinte ordem: notas de rodapé, tabelas e figuras.
Os autores deverão indicar a apresentação de quadros somente como tabelas ou figuras, consoante a sua preferências. Outras imagens ou fotografias serão apresentadas como figuras.
 
1. Tipos/secções de artigos
A revista brasileira Canoagem Ciência aceita para publicação trabalhos de investigação de natureza quantitativa ou qualitativa, devendo os autores direcionar a sua elaboração para um dos seguintes formatos: artigo original e artigo de revisão.
 
Os editoriais são da responsabilidade dos editores, podendo ser convidados acadêmicos e investigadores prestigiados. Os editoriais abordam reflexões ou comentários sobre tópicos científicos atuais, artigos publicados pela revista ou aspetos relacionados com o processo editorial da revista.
 
Artigo original: Consistem em artigos de investigação original sobre uma ou várias áreas científicas da revista brasileira Canoagem Ciência, procurando, sempre que possível, adotar uma perspectiva interdisciplinar. Os artigos originais não devem ultrapassar as 40 referências bibliográficas e incluir os seguintes capítulos obrigatórios: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.
O capítulo do Método deverá estar subdivido em Amostra, Instrumentos, Procedimentos e Análise Estatística. As limitações do estudo deverão ser apresentadas no final da Discussão. Os artigos originais deverão representar um contributo original e inovador para as áreas científicas em causa.
 
Artigo de revisão: Os artigos de revisão representam trabalhos de revisão/análise crítica da literatura elaborados por pesquisadores cujo percurso e reconhecimento na comunidade científica esteja consolidado. A revista brasileira Canoagem Ciência privilegia a publicação de artigos de revisão no formato de revisão sistemática ou de meta-análise. Como tal, os artigos de revisão não devem ultrapassar as 50 referências bibliográficas e incluir os seguintes capítulos obrigatórios: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. No capítulo do Método, os autores deverão discriminar extensivamente as bases de dados consultadas (processo de amostragem), os critérios de inclusão/exclusão de trabalhos científicos (incluindo a apresentação de fluxogramas), o processo de análise e sistematização da informação recolhida e o método estatístico utilizado (caso se verifique). As referências incluídas nas revisões sistemáticas ou meta-análises deverão ser identificadas com asterisco no capítulo das Referências.
 
2. Normas de estilo
A revista brasileira Canoagem Ciência adota as normas de citação e formatação da APA (2010, 6ª edição). Os autores interessados em publicar na revista brasileira Canoagem Ciência deverão seguir rigorosamente estas normas de estilo, na medida em que o não respeito integral das mesmas constitui motivo suficiente para a rejeição do manuscrito.
 
3. Apresentação de resultados
A apresentação de resultados deverá ser o mais completa possível, permitindo ao leitor compreender as análises efetuadas. Os símbolos e unidades de medida devem respeitar o sistema internacional de unidades – SI.
Os símbolos estatísticos devem apresentados em itálico, com exceção das letras gregas e letras inseridas numa posição inferior ou superior à linha. A apresentação de operadores aritméticos e relacionais (ex., +, −, =, <, >) deve considerar a inclusão de um espaço depois do símbolo.
 
Atenção para a correta utilização do símbolo menos (−), em detrimento do hífen (-).
O ponto deve ser usado como separador decimal, sugerindo-se a apresentação de valores decimais com dois algarismos decimais (ex., M= 21.45 anos).
 
Os valores de significância (p) devem ser reportados de acordo com o seu valor exato (p= 0.008 e não p< 0.01), assim como, devem ser simultaneamente reportados os tamanhos de efeito (effect sizes) associados.
 
Todas as tabelas e figuras devem ser identificadas com numeração árabe e uma legenda concisa. A localização destes elementos do corpo do manuscrito deverá ser efetuada no local próprio do texto, através das expressões “inserir tabela número… aqui” ou “inserir figura número… aqui”. O recurso a cores deverá ser evitado.
 
As tabelas e figuras deverão representar formas concisas de apresentação dos principais resultados, não se devendo repetir os resultados no corpo do texto. As tabelas e figuras poderão ter notas, apresentadas abaixo das mesmas, que contenham informações gerais, específicas ou probabilísticas.
Notas específicas deverão ser designadas através de letras minúsculas sobrescritas (inseridas numa posição superior à linha), enquanto as notas probabilísticas devem ser representadas por asteriscos (ex., * p< 0.05, ** p< 0.01).
 
4. Normas de referências bibliográficas
A revista brasileira Canoagem Ciência adota as normas de referências bibliográficas da APA (2010, 6ª edição). Estas normas de estilo requerem a apresentação organizada de um conjunto específico de detalhes, sendo obrigatória a citação do nome completo das revistas científicas. Somente as referências citadas ao longo do manuscrito deverão constar neste capítulo. Os autores são responsáveis pela veracidade e correção das informações contidas na lista das referências bibliográficas.
 
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  1. A contribuição é original e não se encontra sob revisão ou foi aceite para publicação por outra revista.
  2. O texto estar escrito em Word, em páginas de tamanho A4 com 3 cm de margens, em letra Times New Roman ou Arial de tamanho 12 pts, com espaçamento duplo. Todas as páginas estão numeradas sequencialmente no canto superior direito.
    As tabelas e figuras constam no final do documento na forma de anexos.
  3. Os autores declaram que respeitaram integralmente as normas de citação e formatação da APA (2010, 6ª edição). Declaram, ainda, saber que o não cumprimento integral das normas da revista brasileira Canoagem Ciência poderá implicar motivo suficiente para a rejeição do manuscrito, não sendo submetido a avaliação por pares.
  4. Os autores asseguram que o manuscrito submetido não contém quaisquer dados de identificação dos autores.
 
Declaração de Direito Autoral
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista brasileira Canoagem Ciência. Ao ceder os direitos o autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato eletrônico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista brasileira Canoagem Ciência utilizar e explorar o respectivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.
 
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
 

A revista brasileira Canoagem Ciência (ISSN XXXX-XXXX) é uma publicação trimestral da Academia Brasileira de Canoagem e da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
Acesse aqui as normas em formato PDF 
Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +