História

A Canoagem Tradicional é uma atividade praticada em diversas comunidades ribeirinhas existentes no Brasil. São povos que fizeram e fazem a história deste país, como os caboclos, indígenas, quilombolas, pantaneiros, entre muitos outros povos que se utilizam de canoas de madeiras para o suprimento e transporte de suas necessidades cotidianas.

 

 

Estas canoas representam para muitos o principal veiculo de locomoção, desde para ir à escola, às igrejas, visitar amigos, enfim, as canoas geralmente são o único e exclusivo meio de locomoção para muitas pessoas no Brasil.

A canoa tradicional, construída com troncos de árvores e feita artesanalmente por esses povos através de técnicas milenares repassadas por seus ancestrais, é considerada um bem cultural de grande valia. Cada família cuida e zela pela sua canoa, e as técnicas de como remá-las, nem mesmo eles sabem dizer como aprenderam, pois desde quando nascem já praticam esta atividade, demonstrando que a canoagem está diretamente ligada às origens culturais do povo brasileiro.


Hoje, com o reconhecimento e oficialização desta prática como modalidade esportiva na Confederação Brasileira de Canoagem, surge no Brasil um novo esporte de identidade cultural que pode se transformar em uma excelente ferramenta de inclusão esportiva e cultural para muitos jovens brasileiros.

A utilização das canoas de madeiras é o meio de locomoção, rentabilidade e sustento de uma porcentagem bastante significativa de vários povoados brasileiros. Eventos dessa natureza, além possuírem financiamento previsto no art. 7º III da Lei 9.615/98, se fazem necessários e eficazes para a descoberta de novos talentos nacionais para o esporte de alto rendimento e contribuem diretamente para a valorização cultural e alta estima de nossas comunidades ribeirinhas.


 

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +