História
O que vem a ser a Canoagem Rodeio?

A canoagem rodeio, também chamada de Estilo livre "Freestyle", consiste basicamente na realização de movimentos extraordinários chamados de manobras. Em competições de Rodeo as manobras são executadas em uma onda ou refluxo do rio com um tempo determinado, em torno de 40 segundos. As manobras são avaliadas e pontuadas de acordo com uma tabela de dificuldades. São usados caiaques e canoas de plástico sem determinação de tamanho.

O Histórico da Canoagem Rodeio no Brasil

Acreditamos que o Rodeio surgiu do Slalom onde alguns canoístas buscando mais diversão começaram a aprontar com seus caiaques. As primeiras demonstrações eram feitas nos intervalos das Provas de Slalom.

Em 2000, a modalidade de Rodeio já tinha vida própria. No final deste mesmo ano foi realizada a Copa Canoe de Rodeio e foi o primeiro encontro de canoístas de Rodeio no Brasil. Participaram da prova remadores do Rio Grande do Sul, Brasília e São Paulo.

Hoje o Rodeio já faz parte de Confederação Brasileira de Canoagem e (CBCa) e da Federação Internacional de Canoagem (FIC), com campeonatos brasileiros e mundiais.

O primeiro campeão brasileiro em 2004 foi David Stafan, de São Paulo. O norte-americano, Erick Jacson, é considerado um ícone da canoagem Rodeio no mundo.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +