História

 

A Canoagem Onda é uma modalidade da CBCa que possui 3 segmentos distintos: Waveski, Kayaksurf e Sharkpaddle. Todos são praticados exclusivamente em praias, pois o praticante precisa de ondas para mostrar toda sua radicalidade ao executar manobras de surf.
 
Pequenas canoas de pesca foram as precursoras deste esporte, que tomou forma a partir da criação dos caiaques de passeio, na década de 60, nas praias da Califórnia. No Brasil, o esporte apareceu nas praias paulistas e fluminenses a partir da década de 80, quando foram realizadas suas primeiras competições.
 
 
 
 
Marcelo Cunha- atleta de Waveski
 
WAVESKI
 
Esta modalidade consiste em um pequeno caiaque aberto com formato bem similar a uma prancha de surf, o atleta fica preso por alças de pés e por um cinturão.
 
 
 
 
Gustavo Ennes - atleta de kayaksurf
 
KAYAKSURF
 
Esta modalidade é praticada em um pequeno caiaque, o atleta fica com as pernas completamente dentro da embarcação, que possui uma carenagem fechada e um saiote que impede a entrada de água.
 
 
 
Alexandre Mattei- inventor do Sharkpaddle (Foto: Dri Pimentel)
 
SHARKPADDLE
 
Esporte criado pelo paulista Alexandre Pierre Mattei, em 2011, e que veio a se tornar o primeiro esporte brasileiro no segmento marítimo. Em 2014 a CBCa fez sua homologação oficial, completando a Canoagem Onda com mais uma modalidade radical e inovadora.
 
No Sharkpaddle o praticante pode surfar sentado e de pé na mesma onda, possibilitando um show de surf totalmente inovador, e o melhor – um Esporte brasileiro!
Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube