História

O que vem a ser Canoagem Descida?

Objetivo:

Demonstrar o controle do competidor sobre seu barco em águas rápidas (corredeiras) enquanto percorre uma pista pré-definida no menor tempo possível.

Provas em pistas abaixo da classe III de dificuldade são designadas corridas de rio e não de descida.

Pelas regras atuais da FIC (Federaçäo Internacional de Canoagem) as seis copas do mundo estão definidas em três clássicas e três de velocidade (sprint wildwater)

As classes de embarcações são padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Canoagem, conforme nos mostram as seguintes ilustrações:

• K1: Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 4,50 m, largura mínima no casco de 60 cm e o peso mínimo de 11 kg.

•C1: Canoa para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 4,30 m, largura mínima no casco de 70 cm e o peso mínimo de 12 kg.

•C2: Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 5 m, largura mínima no casco de 80 cm e o peso mínimo de 18 kg.

A Canoagem  de descida em corredeiras foi a 1ª modalidade a ser praticada no final da década de 70, mais precisamente em 1979.

Logo após foi introduzido por Leopoldo Ávila e Uwe Peter Kohnen, o 1º Kayak nacional, que foi o Kayak Turismo, praticado por poucos canoístas, que eram na maioria do Rio de Janeiro, como: Fernando Callado, Ronaldo Chiarelli, Mauro Villas, Pedro Mayal e outros.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +