Notícia
13/12/2013 18:27
Todos os campeões dos 1.000 metros já são definidos no Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem
Neste sábado começam as disputas dos 500 metros da competição que se encerra domingo em São Paulo
Atletas das mais diversas cidades e regiões do Brasil disputaram nesta sexta-feira (13) as finais restantes de todas as categorias das provas de 1.000 metros do Campeonato de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013, evento que acontece até domingo na Raia de Canoagem e Remo do CEPEUSP, em São Paulo. Neste sábado acontecem todas as disputas de 500 metros e no domingo de 200 metros, provas que terão transmissão ao vivo no canal SPORTV entre às 11h30 e 12h30.
 
Hoje foram disputadas 26 finais coroando o restante de todos os campeões brasileiros de Canoagem Velocidade na distância de 1.000 metros. Destaque para os atletas da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN), de Piraju (SP), tradicional cidade no desenvolvimento da canoagem no país, sempre figurando entre os principais clubes nas competições nacionais de Canoagem Velocidade, e também na Canoagem Slalom.
 
De acordo com Romerson de Mattos, técnico da APEN, o sucesso dos atletas de Piraju deve-se principalmente ao grande apoio que os atletas recebem da prefeitura municipal e de colaboradores desde 2001. "Em 2003 nós recebemos a Seleção Brasileira de Canoagem que permaneceu lá por três anos e deixou um importante legado para a cidade que incentiva muitas as crianças", explicou.
 
Promessa para 2016, Ana Paula conquista seu quinto título brasileiro
O tom de voz sereno não demonstra a força e a persistência que Ana Paula Vergutz usa diariamente para remar e que já a levaram longe. Um dos principais nomes da Canoagem Velocidade Brasileira, Ana soma cinco ouros em Jogos Pan-Americanos, outros cinco em Campeonatos Sul-Americanos e mais cinco em Brasileiros. O mais recente, ela conquistou nesta sexta-feira (13) na final da prova do K1 1000 Feminino Sênior.

 
Vista como promessa para 2016, Ana Paula está com 24 anos e rema há seis. Começou a treinar, por pura curiosidade, no Lago Municipal de Cascavel, no Paraná. Após se apaixonar pela modalidade, percebeu que força e persistência eram atributos de que precisaria também fora d’água. Quando seu clube na cidade paranaense acabou, ela e a família fundaram o Clube de Regatas Cascavel (CRC), que tem como técnico Lauro de Souza Junior, mesmo treinador que integra a Equipe Permanente de Canoagem Velocidade, da qual ela também faz parte. O CRC nasceu em 2008 e reúne 11 atletas: seis meninos e cinco meninas.
 
“A gente tenta incentivar as meninas. Muitas começam, mas depois de um tempo desistem em função das viagens e porque mexe muito com o corpo. Os braços crescem e aparecem calos nas mãos e nos pés”, comenta Ana, que, com 1,76m de altura, nada tem de exagerado nos braços e chama atenção pela beleza típica das paranaenses. “A canoagem é um dos esportes mais completos que eu conheço: envolve agilidade, equilíbrio, força e sincronismo”, completa mais uma atleta da Canoagem Brasileira que sonha com o Rio 2016.
 
O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira e tem sido decisivo no crescimento do esporte no país. A canoagem também conta com os apoios significativos do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e Itaipu Binacional. O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013 também conta com apoio do CEPEUSP, Unimed e Seguros Unimed.
 
 
Mais informações sobre o evento em:
 
Starlist das provas em:
 
Resultados ao vivo:
 
Resultados oficiais em arquivo:
 
Fotos do evento em alta resolução em:








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus