Notícia
07/05/2013 14:35
PLANET CANOE 2013 – Novidades
Confira aqui as novidades da revista oficial da Federação Internacional de Canoagem


Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade vencem Prêmio de Produção Televisiva dos Jogos Olímpicos

As modalidades olímpicas de Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade ganharam a prata e o bronze, respectivamente, da premiação bienal “Anéis Olímpicos Dourados”. O evento, acontecido em Lausanne e organizado pelo Comitê Olímpico Internacional, premiou as emissoras por suas incríveis coberturas dos Jogos Olímpicos Londres 2012. O presidente da FIC, José Perurena, disse durante a premiação, “A cobertura de TV da Canoagem em Londres 2012 desempenhou um papel principal no sucesso de nossas competições nos Jogos Olímpicos, e ganhar estas duas premiações resume o que têm sido um ano de destaque para nosso esporte e Federação”.
 
Canoa Feminina inclusa em Nanjing 2014
O Comitê Olímpico Internacional (COI) aceitou a proposta da FIC em incluir a Canoa Feminina em ambas as modalidades de Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade nos Jogos Olímpicos da Juventude. Como resultado, a Canoa Feminina será incluída no Programa de Esporte dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude 2014, em Nanjing, na China. A inclusão da Canoa Feminina em Nanjing 2014 foi uma grande vitória para o programa de Canoa Feminina da FIC, e um grande passo em direção à equidade de gêneros nos Jogos Olímpicos de Verão.


 
FIC assina acordo de patrocínio com Polaritas Ltda
A FIC assinou quatro acordos de patrocínio com fornecedores em 2012. Polaritas, Jantex e Braca, todos concordaram em fazer parceria com a FIC para prover serviços para a Canoagem e serem parte do processo de desenvolvimento. Além disso, Conti decidiu estender seu acordo com a FIC seguindo o sucesso do Campeonato Mundial de Caiaque Polo, ocorrido em Poznan, na Polônia. A FIC está dando passos importantes para criar uma marca e pacotes que possam aumentar sua viabilidade comercial. IMAS Sportsystem é a mais nova parceria da FIC que se junta a ela como parceiro esportivo.
 
Três grandes canoístas se aposentam depois de Londres 2012
Tony Estanguet (FRA), Eirik Veras Larsen (NOR) e Josefa Idem (ITA) todos se aposentaram de suas competitivas carreiras no fim do ano passado. Estanguet, um dos esportistas mais premiados da Canoagem, anunciou sua aposentadoria em sua conta no Twitter em novembro dizendo, “Deixo meu barco de lado. Aposentado aos 34! Obrigado à minha família, meus patrocinadores e a todos vocês por esta história”. Medalhista de ouro olímpico pela Itália, Josefa Idem, anunciou sua aposentadoria poucas semanas depois de Estanguet, numa coletiva de imprensa. Idem é a primeira mulher a competir em oito Jogos Olímpicos e ganhar cinco medalhas olímpicas e possuir mais de 35 medalhas em sua carreira que abarcou 20 anos. O alemão ocidental de 48 anos de idade deixa a canoagem como um dos maiores atletas que já honraram nosso esporte. Eirik Veras Larsen, também anunciou sua aposentadoria depois de ganhar o ouro no K1 1000m nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Ele agora está se preocupando com o nascimento de seu filho com a esposa e companheira olímpica Maria Veras Larsen.


 
Portugal recebe o inédito Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica
O Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica se tornou realidade após a FIC conceder o evento à cidade de Porto, em Portugal. A decisão foi tomada no Congresso da FIC realizado em São Petersburgo, na Rússia. O Campeonato irá definir o melhor atleta masculino e feminino de Canoagem Oceânica na temporada. O evento certamente irá atrair canoístas de renome como o australiano medalhista olímpico Ken Wallace e o campeão mundial de Canoagem Maratona em 2011, o sul-africano Hank McGregor.
 
Parceria entre Eurosport e EBU na transmissão da Canoagem na TV
A Eurosport tem mostrado interesse em exibir o máximo possível de Canoagem em 2013. Já foram confirmadas as transmissões do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom e o Campeonato Europeu de Canoagem Velocidade. Além disso, a FIC assinou um contrato de quatro anos com a EBU para garantir a produção de TV e distribuição de 2013 a 2016.


 
FIC torna-se membro oficial do CPI
O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) integrou a FIC como membro oficial da entidade. Passos têm sido dados para aprimorar os padrões de classificação e regras da Paracanoagem antes das Paralimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. A Paracanoagem explodiu em popularidade e no último Campeonato Mundial em Poznan, 100 atletas de 30 países participaram e mais crescimento é esperado na modalidade.
 
Albert Woods é premiado com a Ordem do Império Britânico (OBE)
O membro da diretoria da FIC Albert Woods foi premiado com a Ordem do Império Britânico na Lista de Honor do Aniversário da Rainha em 2012 pelos seu trabalho na Canoegem. Além de sua posição como membro da diretoria da FIC, Woods é também presidente da União Britânica de Canoagem (UBC), Vice-Diretor da Associação Olímpica Britânica e Presidente da Associação Européia de Canoagem.


 
Fonte: Planet Canoe 2013, página 12








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus