Notícia
21/05/2019 03:05
Mar agitado em Itajaí/SC na 2ª Etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica
O evento fez parte da programação do ROW TO WIN que veio com o propósito de colocar o sul do Brasil em cena na modalidade
Terminou no último domingo (19) a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, na Praia de Cabeçudas, em Itajaí, Santa Catarina. Contando com aproximadamente 100 atletas competindo nas provas individuais e duplas. A edição teve um diferencial, ela fez parte da programação do ROW TO WIN, idealizado pelo empresário Maurício Boadaid o evento esportivo que reuniu atletas em três modalidades: Va’a, Surf Ski e Stand Up.
 
As disputas iniciaram no sábado (18), para os canoístas em provas individuais, onde cerca de 70 atletas tiveram que encarar a ressaca que atingiu a região fazendo o mar subir e ter grandes ondas na zona de arrebentação como também grandes vagas mar a dentro.
 
A prova teve muitos obstáculos, principalmente na hora de embarcar onde alguns atletas tiveram dificuldades, mas a grande maioria teve aptidão pra encarar o "quebra coco" que se formava no raso. A largada foi dada por volta de 13h45 onde com o percurso alterado devido as condições de mar, e no final o percurso foi feito com 3 voltas em um circuito triangular, o que não impediu grandes disputas e alto nível técnico na água.
 
Luiz Wagner Pecoraro foi o grande campeão, seguido de Sebastian Cuattrin e José Marcos Mendes Filho. No Feminino, Rafaela Nascimento foi a campeã, seguida por Carmen Lucia da Silva e Rayssa Correa da Silva. Ambos campeões no individual Luiz Wagner e Rafael já garantem o título brasileiro 2019 pois mesmo com o descarte previsto de uma etapa, seus pontos não poderão ser alcançados pelos outros adversários.
 
No domingo (19), seguiram as disputas de duplas, executando o mesmo percurso do sábado. Cerca de 14 duplas disputavam o título da etapa, porém por um erro de percurso, 4 duplas sofreram penalização e acrescentaram 10 minutos ao tempo total, uma delas recebeu duas penalidades, somando então 20 minutos, alterando assim o resultado da disputa.
 
A dupla campeã geral foi Hiel Gesã e Mayko Lucena, da ANN de Santarém/Pará. Seguidos pela dupla mista Elen Fernandes e Edneder Fernandes, na sequencia José Marcos Mendes Filho e Jeferson de Oliveira Libório. A disputa por equipes resultou no título da ACOAR - Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis, seguida p