Notícia
01/08/2013 09:37
Legado dos Jogos Olímpicos inspira futuros campeões
Exatamente um ano após Londres 2012 festival esportivo continua inspirando canoístas em Lee Valley

Texto: FIC
Tradução: Iran Schleder (CBCa)
Revisão: Alina Arroyo (CBCa)

Exatamente um ano após os Jogos Olímpicos Londres 2012 terem celebrado seu exitoso final com o estilo de uma espetacular cerimônia de encerramento, nós daremos uma olhada em como o quadriênio festival de esporte continua a inspirar.
 
Ano passado hinos nacionais ecoaram pelo Lee Valley White Water Centre (LVWWC), campeões foram criados e sonhos realizados. Um ano após a impressionante apresentação ao mundo, o LVWWC agora abriga a próxima geração de aspirantes olímpicos por meio do Projeto de Legado de Londres da Canoagem Britânica.
 
O projeto de três níveis tem enfoque em capturar o entusiasmo gerado pelos Jogos e aumentar o envolvimento em todos os níveis de atividade da canoagem: desde participação até o pódio.
 
Mirando aqueles que já tiveram algum tipo de envolvimento com esportes a remo, mas não especialmente a Canoagem Slalom, o projeto começa com sessões duas vezes por semana “venha e experimente” para jovens com menos de 18 anos.
 
Para muitos as sessões proporcionam uma oportunidade única na vida de ganhar experiência de treinamentos de nível mundial dos melhores instrutores da Canoagem Britânica.
 
Identificação do talento
 A Academia Regional de Talento está sendo introduzida no decorrer das sessões “venha e experimente”
 
“O critério de seleção para a Academia Regional de Talento foi puramente baseado na motivação das crianças pela Canoagem Slalom e seus entusiasmos para progredir no ranking nacional” disse Shaun Pearce, Técnico de Desenvolvimento de Desempenho da Canoagem Britânica.
 
“Esses atletas recebem algumas sessões adicionais de treinamento e são convidados para participar de campos de treinamentos da Academia de Elite Regional. Atualmente há 10 canoístas na academia, mas temos opção para aumentar esse número para 15”.
 
Terceiro nível para o Sucesso
A Academia de Elite Regional é o terceiro nível de progressão, e é voltada para atletas juniores que já competiram em uma das duas melhores ligas do país. Ela oferece sessões adicionais de treinamentos em conjunção com evento de ranking nacional.
 
Com cinco atletas atualmente na Academia de Elite Regional é esperado que eles continuem a se fortalecerem como canoístas na Academia Regional de Talento.
 
Todas as sessões são fortemente apoiadas pela Canoagem Britânica através do apoio de parceiros de desenvolvimento incluindo o Esporte Inglês e o Esporte do Reino Unido. A Canoagem Britânica também oferece dois técnicos em tempo integral, 15 caiaques, duas canoas C2 e cinco canoas C1, além de remos e outros equipamentos.
 
A procura do campeão
Além disso, a Canoagem Britânica também está investindo fortemente em um programa de divulgação nas escolas que procura identificar um potencial talento na canoagem a partir de crianças entre 11 e 12 anos de idade.
 
“Em torno de mil crianças têm realizado nossos testes básicos de força e poder até agora”, disse Pearce. “Nós temos outras 600 para testar e assim selecionaremos aproximadamente 50 para voltar para a segunda fase de testes específicos”.
 
“O objetivo deste projeto é selecionar eventualmente 15 atletas para embarcar num programa acelerado que irá vê-lo progredir adiante em  nossa Academia”.
 
Esta estratégia e esta abordagem abrangente é impressionante, e está certamente contagiando a imaginação dos jovens.
 
“É o destaque da minha semana”, ressaltou um membro da Academia Regional de Talento.
 
“Está-me oferecendo uma grande oportunidade e me dando confiança para fazer coisas no barco que eu não achava que foram possíveis”, disse outro.
 
Para alguns, Londres 2012 foi o auge de suas carreiras, mas para muitos é agora que tudo começa.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus