Notícia
26/09/2017 01:09
Evento internacional de Canoagem Oceânica agitará Ilhabela e definirá os campeões de 2017
Última etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica também é válida como o 1º Sul-americano da modalidade
Ilhabela, litoral norte de São Paulo, é cenário tradicional da Canoagem Oceânica nacional. Sempre incentivando eventos esportivos, há 9 anos a cidade sedia etapas oficiais de campeonatos da modalidade e dessa vez não foi diferente. A novidade é que será o primeiro evento internacional da modalidade em terras tupiniquins. 
 
O Sul-americano vem com a proposta de iniciar o movimento de disseminar e fortalecer ainda mais a Canoagem Oceânica (Ocean Racing - Surfski) nos países da América do Sul. A modalidade, que já é bastante difundida no Brasil, encontra também praticantes no Uruguai, Argentina e Venezuela. A proposta é espalhar para outros polos que já executam a Canoagem Oceânica por lazer como Chile, Peru, Colômbia e até Rapa Nui (Ilha chilena), para definitivamente colocar a América do Sul no cenário mundial da modalidade.
 
Pioneiro na modalidade, o Brasil recebeu o aval da CoSurCa – Confederação Sul-americana de Canoagem para a realização do Sul-americano e por isso, a modalidade realiza o evento em conjunto com a etapa final e encerramento do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica 2017, que já teve duas etapas anteriores em abril o KOPA e em junho, Mambucaba.
 
No sábado acontecem as provas individuais com largada às 13h, e cerca de 90 canoístas partem para a disputa do título Sul-americano e Brasileiro, rumando ao norte da ilha para executar 22km de percurso. A estimativa, pelo horário da largada e por Ilhabela ser uma raia famosa por ventos, é que os atletas encontrem um cenário favorável com ondulações formadas pelo vento no canal, facilitando assim o downwind - que é o aproveitamento das ondas de vento e correntes.
 
No domingo a disputa será para as duplas. Com largada prevista para 09h da manhã, a briga pelos títulos sul-americano e brasileiro será disputada pelas 30 duplas inscritas que percorrerão 22km de percurso. A novidade nos duplos é a categoria feminina que já conta com embarcação inscrita para essa etapa.
 
"Esse evento vai dar um gostinho a mais para os atletas que estão indo para o mundial da modalidade, que acontece em novembro em Hong Kong. Além disso, por estarmos sendo pioneiros e realizando um campeonato internacional em casa, esperamos que bases de Canoagem Oceânica fomentem mais ainda o esporte incentivando a participação de atletas juniores, já que esses são isentos de taxas", comenta o supervisor da modalidade Jefferson Sestaro.
 
Aproveitando a grande quantidade de atletas, brasileiros e estrangeiros que estarão no evento, marcas como Epic Kayaks, Jantex Paddles e Nelo Kayaks estarão presentes com tendas para expor seus produtos e também com testes de equipamentos.  Aos atletas que necessitarem de uma base de apoio para guardar equipamentos, a PROA Guardaria está a 500m do local de prova tanto pelo mar, quanto por terra. A PROA fica na Av. São João, nº 512 – Ilhabela e telefones (12) 3896 1803 e (12) 98267 4472.
 
Serviço
Campeonato Sul-americano e 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica (Surfski)
Praia do Perequê, Ilhabela/SP - em frente ao hotel Pelicano
30 de setembro (sábado - somente individual)
10h30 – Abertura entrega de numerais;
12h15 - Encerramento entrega de numerais;
12h30 - Briefing;
13h00 - Largada Individual;
19h30 - Premiação do Sul-americano e do Circuito 2017 (em breve confirmação do local, possivelmente será na praia);
20h00 - Festa com banda ao vivo.
 
01 de outubro (domingo - somente duplas)
07h30 - Abertura entrega de numerais;
08h30 - Encerramento entrega de numerais;
08h45 - Briefing;
09h00 - Largada Duplos;
12h00 - Premiação.
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus