Notícia
24/05/2013 10:07
Estanguet fortalece voz da Canoagem
Tricampeão olímpico Tony Estanguet (FRA) foi confirmado como membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional
O anúncio adiado, que deveria ter sido feito ano passado após os Jogos Olímpicos Londres 2012, foi divulgado na manhã do dia 22 de maio pelo Tribunal Arbitral do Esporte e concluído de acordo com as descobertas das investigações do COI, confirmando que o japonês Koji Murofushi e o chinês Mu-Yen Chu sendo ambos culpados por violação de conduta no processo eleitoral.
 
Inicialmente o COI desqualificou Murofushi, campeão olímpico de lançamento de martelo em 2004, porque o Comitê Olímpico Japonês não cumpriu com as regras de campanha durante Londres 2012. Entretanto, esta decisão foi depois requerida para ir ao TAS resultando no atraso da confirmação de Estanguet na Comissão de Atletas.

Voltando ao mês de maio, o TAS manteve a decisão do COI em excluir o atleta chinês em circunstâncias similares. O anúncio de hoje traz à tona um longo processo e proporciona à Estanguet a oportunidade de garantir uma das quatro vagas disponíveis para a Comissão de Atletas.

“O papel dos atletas no Comitê Olímpico Internacional é essencial no desenvolvimento do esporte no futuro. Durante meu mandato eu irei tentar cumprir minha missão de ser a voz do interesse dos atletas”, disse Estanguet.

Ele agora junta-se ao atirador eslovaco Danka Bartekova, ao remador australiano James Tomkins e ao nadador zimbabuano Kirsty Coventry.

Processo Frustrante

Falando sobre o processo em entrevista realizada anteriormente Estanguet disse, “Tem sido frustrante. Como um atleta você planeja e quando você é confrontado com o problema você simplesmente sai e treina mais forte e o problema acaba. Aqui, só me falam para esperar. Isto não está em minhas mãos. É uma sensação estranha porque no passado eu era o cara que fazia de tudo para atingir meu objetivo. Agora eu tenho que esperar que o sistema faça este trabalho”.

Depois que as formalidades se completem na reunião no COI em Lausanne nos dias 3 e 4 de julho, Estanguet, 35 anos, se tornará membro efetivo do COI para os próximos oito anos, eliminando qualquer frustração. Dois meses depois ele viajará para a Sessão do COI em Buenos Aires, onde os membros da entidade serão designados para votar na seleção das cidades-sedes candidatas a receber o Jogos de Verão de 2020 (7 de setembro) e no sucessor do belga Jacques Rogge como presidente do COI (10 de setembro).

Aumentando a Voz Olímpica

Estanguet junta-se ao presidente da FIC, José Perurena López (ESP) como membro do COI, promovendo ainda mais a voz da Canoagem à nível olímpico.








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus