Notícia
21/08/2013 12:07
Dupla da Canoagem Velocidade segue confiante para Mundial na Alemanha
Simultaneamente, ocorre o Mundial de Paracanoagem, com chance de tetracampeonato para Fernando Fernandes

Chegar às finais do C2 Masculino 1000 e 200 metros é a meta da dupla Erlon de Souza e Ronilson de Oliveira no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem que acontece de 27 de agosto a 1.º de setembro em Duisburg, na Alemanha. “É um campeonato muito importante, estamos entrosados e preparados e vamos fazer tudo para chegar à final”, declara Erlon. Ronilson concorda: “Estamos treinando muito para essa competição, acredito que a preparação foi ótima”. A dupla representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012.
 
Evolução com apoio
Para o técnico da canoa da Canoagem Velocidade brasileira, o espanhol Jesús Morlan, o trabalho intenso desde abril e algumas mudanças nos treinos vêm fazendo diferença. “Os atletas evoluíram especialmente com o treinamento baseado em parciais e frequência de remadas, e treinar na raia de Canoagem e Remo do Cepeusp tem sido fundamental. A raia olímpica completa o nível do atleta”.

Morlan diz ainda que, sem a equipe técnica brasileira e o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem e do Comitê Olímpico Brasileiro, o trabalho não poderia ser feito. “Todos têm sido fenomenais e trabalharam muito em apenas 20 semanas”, conta. “O nível está bom e, sinceramente, maior do que eu poderia esperar para 2013”. Ele destaca ainda o apoio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), patrocinador oficial do esporte no Brasil.
 
Gustavo Borges, da Comunicação do Apoio ao Esporte do BNDES, lembra que o esporte movimenta a economia, demanda investimentos no turismo e na indústria e, com isso, gera emprego e renda para diversos segmentos da sociedade. “Assim, o banco avalia projetos de canoagem e de paracanoagem, com foco no alto rendimento, e inscritos na Lei de Incentivo ao Esporte, levando em conta o potencial para o desenvolvimento da modalidade, bem como sua contribuição de maneira duradoura para a evolução da canoagem no país.”
 
Os atletas que disputam as provas de caiaque vão ao Mundial na Alemanha com recursos próprios. São eles Ana Paula Vergutz, Edson Freitas da Silva (ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007), voltando a estar em condições de chegar à uma final, Celso Oliveira e Gilvan Bittencourt.
 
Nas competições de canoa, além de Erlon e Ronilson, estarão os brasileiros Nivalter Santos Jesus e Isaquias Queiroz, que trouxe para o Brasil a medalha de ouro da 3.ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade da Polônia, em julho.


 
Já no Mundial de Paracanoagem, provas que acontecem simultaneamente às de Canoagem Velocidade, Fernando Fernandes deve voltar para casa com o ouro e se tornar tetracampeão mundial. Ele embarca nesta semana com o técnico Paulo Barbosa, e mais nove paratletas, entre eles, Luis Carlos Cardoso da Silva e Andrea Pontes e Silva.
 
 
Canoagem Velocidade - Canoa
 
Erlon de Souza C2 Masculino 1000m / 200m
Isaquias Queiroz dos Santos C1 Masculino 1000m / 500m
Nivalter Santos Jesus C1 Masculino 200m
Ronilson Matias de Oliveira C2 Masculino 1000m / 200m
 
 
Canoagem Velocidade - Caiaque
 
Celso Oliveira K1 Masculino 5000m / 1000m
Edson Freitas da Silva K1 Masculino 200m
Gilvan Bittencourt K1 Masculino 500m
Ana Paula Vergutz K1 Feminino 500m 
 
Paracanoagem
 
Andréa Pontes e Silva K1 e V1 A Feminino
Caio Ribeiro de Carvalho V1 LTA Masculino
Denise Consuelo Oliveira K1 LTA Feminino
Fellipe Kizu Lima K1 TA Masculino
Fernando Fernandes K1 A Masculino
Luciano da Silva Meirelles V1 TA Masculino
Luis Carlos Cardoso da Silva V1 A Masculino
Marta Ferreira K1 TA Feminino
Patrick Ronald Nunes de Almeida K1 LTA Masculino
Tamara Oliveira da Silva V1 LTA  e TA Feminino

Baixe no link a seguir o Guia de Mídia da equipe brasileira: http://goo.gl/HjTWCe
 
Mais informações no site oficial do evento: http://www.kanuduisburg2013.de/









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus