Notícia
01/04/2019 03:04
Copa Brasil de Canoagem Velocidade, Paracanoagem e Controle
O evento contou com mais de 200 atletas de 29 associações.
Terminou nesse domingo (31), a Copa Brasil de Canoagem Velocidade, Paracanoagem e Controle na Raia da USP em São Paulo. Com a participação de 213 atletas de 29 associações de várias partes do Brasil que buscavam, além do lugar mais alto do pódio, a classificação para eventos internacionais.
 
Ao todo mais de 160 provas entre eliminatórias, semifinais e finais, que trouxeram muita emoção a todos aqueles que participam ou acompanham a Canoagem Brasileira.
 
No sábado, dia 30 de março, ocorreram as provas de 1000m no período da manhã e 500m no período da tarde. Destaque para Vagner Souta Junior da Canoagem Velocidade que apresentou um bom desempenho em suas provas e para Caio Ribeiro de Carvalho, da Paracanoagem, que conquistou a vaga para final do KL3 500m. No sábado, uma incidência de vento contra muito forte gerou tempos muito altos.
 
No domingo, foram realizadas as provas de 500m no período da manhã e 200m no período da tarde. O calor e o vento que os atletas enfrentaram neste dia não foram obstáculos para as ótimas performances de atletas já consagrados, como Luis Carlos Cardoso e Igor Tofalini, que fizeram uma linda disputa na prova VL2 200m e jovens, como Giovane de Paula que terminou em segundo lugar no KL3 vencida pelo multicampeão Caio Ribeiro de Carvalho, que além do título no Caiaque, manteve a hegemonia no VL3 200m.
 
Outros atletas que tiveram brilhantes desempenhos foram Debora Benevides (VL2 e KL2) e Mari Santilli (KL3), que conquistaram as medalhas de ouro nas provas que disputaram.
 
Para Leonardo Maiola, supervisor do Comitê de Paracanoagem, este evento representou o primeiro passo para a medalha Paralímpica.” A Copa Brasil foi espetacular, pudemos ver ótimos atletas conquistando excelentes resultados, demonstrando que o trabalho vem sendo realizado em seus clubes e ao mesmo tempo demonstra a continuidade do trabalho de base e desenvolvimento de novos atletas, pois neste evento mais associações foram beneficiadas pelo Projeto DAPEP”, finalizou Leonardo. Este projeto tem o objetivo de dar o suporte de embarcações as associações filiadas a CBCa e a partir do mês de abril também contemplará a visita de um profissional técnico da Confederação para dar suporte técnico a estas entidades contempladas pelo projeto, alinhando as metodologias de treinamento da base ao alto rendimento.
 
‘’Este evento além da relevância de ser uma competição nacional, selecionará as Equipes Brasileiras que representarão o Brasil em competições internacionais em 2019, e desta forma toma uma relevância em sua importância’’ – afirma Alvaro Acco, supervisor do comitê de Canoagem Velocidade.
 
O evento, além de premiar os melhores atletas de cada categoria, também marcou por sua competição entre as equipes de ambas as modalidades. Nesta Copa Brasil o CRC de Cascavel/PR levou a melhor, sendo a equipe campeã com 499 pontos na Canoagem Velocidade. Já na Paracanoagem a ACkC de Brasília/DF foi a grande vencedora com 140 pontos. A equipe vice-campeã em ambas as modalidades foi o CRCuritiba, com 356 pontos na competição de Canoagem Velocidade e 136 pontos na Paracanoagem.

Os resultados oficiais podem ser encontrados nos links de cada competição abaixo.

Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Controle

Copa Brasil Paracanoagem

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube