Notícia
25/06/2013 11:47
Clube alemão é referência mundial na canoagem
Presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, visita o Kanu-Club Potsdam, um dos maiores celeiros de campeões olímpicos da história da Alemanha
Fundado oficialmente em 1960 em Potsdam, na Alemanha, o Kanu-Club Potsdam (Clube de Canoagem de Potsdam) é referência mundial na revelação de grandes talentos na canoagem. Seu potencial esportivo é tanto que desde os Jogos Olímpicos de  Tóquio, em 1964, o clube alemão revela pelo menos um medalhista olímpico por edição dos Jogos.
 
Para ver de perto como é o funcionamento desta potência mundial da canoagem e trazer esse aprendizado ao Brasil o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, esteve recentemente na Alemanha e à convite do presidente da Federação Alemã de Canoagem, Thomas Konietzko, foi recebido no Kanu-Club Potsdam pela Ministra da Educação, Juventude e Esporte do Estado de Bradenburg, Martina Munch, pelo campeão olímpico Sebastian Brendel – ouro no C1 1000m em Londres 2012 –, e pelo primeiro campeão olímpico da história da canoagem alemã, Jurgen Eschert.
 
Segundo Tomasini ter sido recebido num dos maiores e melhores clubes de canoagem do mundo foi uma oportunidade enriquecedora e muito importante para o desenvolvimento da Canoagem Brasileira.
 
“Tudo que vi e conheci de perto mostra o que é a canoagem para o povo alemão, e é o que pretendemos semear no Brasil, pois nosso país que tem um potencial enorme na canoagem. Agradeço a todos que me receberam e saibam que o Brasil sempre estará de portas abertas para essas lendas da canoagem mundial”, ressaltou.


Sebastian Brendel e João Tomasini Schwertner em encontro no Kanu-Club Potsdam

 
Nos Jogos Olímpicos Londres 2012 os atletas do Kanu-Club Potsdam conquistaram quatro medalhas olímpicas – das 6 no total - para a Alemanha na Canoagem Velocidade demonstrando mais uma vez a potência esportiva do clube na canoagem mundial.     

Outros atletas de sucesso do clube são Jurgen Eschert, Fanny Fischer, Peter Hörnig, Manuela Mucke, Ronald Harsh, Katrin Wagner-Augustin, Tim Wieskötter, Peter Kretschmer, Kurt Kuschela, Franziska Weber, Tina Dietze.
 
 
Site Oficial (em alemão)
 
Boletim Comemorativo 50 anos KC Potsdam (em alemão)
 
Medalhistas da Canoagem Velocidade em Londres 2012








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus