Notícia
18/04/2016 00:04
Circuito de Canoagem Oceânica e Va’a volta a Brasília
Evento marca a abertura do Brasileiro de Va’a e consolida o novo regulamento da Oceânica nas águas do Lago Paranoá
Após quatro etapas, o Circuito de Canoagem Oceânica e Va’a volta para a cidade onde foi lançado, Brasília. A competição reunirá atletas das duas modalidades no Pontão do Lago Sul, no Lago Paranoá, entre os dias 23 e 24 de abril de 2016. Serão aproximadamente 200 atletas disputando a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Va'a e a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica.
 
“É bacana ver Brasília no circuito porque a cidade é um grande celeiro nacional. Plantamos a semente da modalidade há alguns anos e atualmente estamos colhendo um grande número de participantes brasilienses no circuito nacional. Sinal de que a aposta foi válida”, comemora o Supervisor da Canoagem Oceânica, Jefferson Sestaro.
 
Para o Va’a o campeonato também será especial por marcar o início da temporada Brasileira.
 
“A prova conta pontos para o circuito nacional e, portanto, é um requisito para a classificação para o Sul-americano deste ano”, explica o Supervisor da Canoagem Va’a, Manuel Gil Rey Rojo. “Além disso, é sempre bom competir em Brasília para mostrar que a modalidade pode ser praticada também em lagos e para atender a demanda dos canoístas da cidade, que tem uma longa tradição na canoagem”, diz Gil Rojo.
 
Demarcadas por boias, as disputas terão as largadas e chegadas no Pontão. O Va’a terá dois percursos, um de 17km (que poderá ser alterado para 12km caso necessário) para os atletas mais experientes e outro de 4km destinado aos paraatletas, Juniores e Cadetes. A Canoagem Oceânica terá uma prova única de 18km para todas embarcações.  
 
“A expectativa em Brasília é de grandes disputas por causa do formato triangular do percurso. A prova terá muitas curvas e todos estarão passando uns pelos outros, o que instiga ainda mais. Esperamos grandes disputas na água, principalmente na Junior com o atleta Maykon Lucena Assipal, de Santarém, que foi muito bem na etapa anterior e na Sub23 com Gabriel Pereira Monteiro de Oliveira, que foi o segundo colocado geral na primeira etapa e é de Brasília, ou seja, conhece muito bem o percurso que será executado”, prevê Sestaro. 
 
A competição de Brasília também tem grande importância para a Oceânica por consolidar o novo regulamento da modalidade, que extinguiu a competição por classes de embarcações (Oceânica, Turismo e Surfski). Em vigor desde o dia 1º de fevereiro, o novo regulamento tem somente a divisão entre Individuais e Duplos. 
 
“A aceitação foi muito boa. Os caiaques oceânicos provaram seu valor chegando junto com surfskis, demonstrando que muitos estavam errados ao acharem que seria uma disputa injusta”, diz Sestaro.
 
O Circuito de Canoagem Oceânica e Va’a surgiu em 2015 com o objetivo de integrar os atletas das duas modalidades. As quatro primeiras etapas ocorreram, respectivamente, em Brasília, Cabo Frio, Praia Grande e Angra dos Reis.
 
 
SERVIÇO 
Circuito de Canoagem Oceânica e Va'a 2016
Datas: 23/04/2016, das 8h às 18h.
             24/04/2016, das 8h às 15h.
Local: Pontão do Lago Sul. SHIS QI 10, Lote 1/30 Lago Sul, Brasília – DF.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube