Notícia
23/05/2013 09:17
Canoísta campeão mundial vai treinar com a Seleção de Canoagem Velocidade
David Cal desembarcou em São Paulo neste mês de maio e vai treinar no CT do YCP, juntamente com os atletas da seleção brasileira

Texto: Talk Comunicação
Foto: Federação Espanhola de Canoagem

O canoísta espanhol David Cal (31), um dos maiores medalhistas olímpicos do mundo na modalidade de Canoagem Velocidade, vai treinar no Brasil para competir os Jogos Olímpicos Rio 2016. Cal vai treinar com o técnico espanhol Jesús Morlán, que já está no país desde abril com a equipe brasileira de Canoagem Velocidade no Centro de Treinamento (CT) do Yacht Club Paulista (YCP) e nas dependências do CEPEUSP, futuro local de funcionamento do CT de Paracanoagem, ambos localizados na capital paulista, sob o patrocínio do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
 
“O David é um atleta muito disciplinado e dedicado, além de ser uma referência no esporte mundial. Para os atletas brasileiros essa será uma ótima oportunidade de convívio e de aprendizagem”, destacou o técnico. O atleta foi convidado pela Confederação Brasileira de Canoagem para realizar seus treinamentos no Brasil garantindo, assim, ótima oportunidade para os canoístas brasileiros.

Para Erlon de Souza (21) e Ronilson Oliveira (22), atletas da Seleção Brasileira que são promessa de medalha para as próximas competições, a chegada de Cal é um incentivo a mais na preparação, pois poderão acompanhar o conhecimento e a disciplina do medalhista.

“Ele vai nos ajudar no nosso desenvolvimento, pois é um atleta de muita competência. Além disso, a amizade com outros atletas também é muito importante”, comentou Souza. “Está sendo uma experiência muito boa, pois ele é uma pessoa bem simples e humilde. Vamos colher muitos frutos com essa convivência. O David é um atleta diferente de treinamento e remada. Vamos poder avaliar o desempenho dele, que será importante para o nosso crescimento pessoal”, disse Oliveira.

Os dois brasileiros foram os representantes do país em Londres 2012, oportunidade que tiveram para conhecer pessoalmente o espanhol. Com o objetivo de incentivar ainda mais essa convivência, o medalhista espanhol ficará hospedado junto com os atletas brasileiros na casa dos atletas no CT do YCP.

“O objetivo é que os canoístas brasileiros aproveitem ao máximo o conhecimento adquirido por David. Além disso, a ideia é incentivar os nossos atletas a superarem barreiras para alcançarem o pódio no Rio 2016”, explicou o técnico Morlán.
 
David Cal compete desde 1999, participou de três Jogos Olímpicos e ganhou cinco medalhas em cinco provas disputadas, sendo uma de ouro e quatro de prata. Cal é o atleta espanhol com mais medalhas olímpicas de todos os tempos. A última vitória foi a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. “Ele construiu uma história de sucesso no esporte. Começou a carreira sendo medalhista na equipe júnior, até se tornar um atleta de destaque mundial. Hoje ele é um exemplo para todos os esportistas da categoria”, afirma o técnico da equipe.








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus