Notícia
17/02/2016 00:02
Canoagem Oceânica e Va’a abrem temporada de competições de 2016
Circuito marca o novo regulamento da Oceânica e define os representantes do Va'a no Mundial da Austrália.

Está aberta a temporada 2016 de competições da Canoagem Oceânica e Va’a brasileira. A primeira etapa do Circuito de Canoagem Oceânica e Va’a 2016, que reúne atletas das duas modalidades, ocorre nos dias 20 e 21 de fevereiro, na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis.

Para a Canoagem Oceânica, as provas marcam o estabelecimento da nova regulamentação, que extinguiu a competição por classes de embarcações (Oceânica, Turismo e Surfski). Em vigor desde o dia 1o de fevereiro, o novo regulamento tem somente a divisão entre INDIVIDUAIS e DUPLOS. A competição entre todos será pela posição geral, onde os três primeiros atletas individuais masculinos e femininos e os três primeiros duplos masculinos e/ou mistos serão premiados. As premiações por faixas de idades continuam sem alterações, porém a pontuação é baseada pela posição geral da etapa nos Individuais e nos Duplos.

Com a unificação, as faixa etárias ficaram ainda mais fortes devido o aumento de participantes. "Percebemos um grande aumento nas categorias juniores e sub23. Foram as que mais tiveram atletas que subiram de categorias por causa da mudança de idade ou por que antes remavam na Turismo e agora estarão todos juntos", relata Jefferson Sestaro, supervisor e responsável pela mudança na Oceânica.

As provas da Oceânica serão divididas em dois dias. No sábado, ocorre a Maratona Oceânica, um percurso de aproximadamente 18km que soma pontos para o ranking nacional. Já no domingo, a prova é a Ocean Sprint, estilo derivada da Surf Live Saving. Com uma proposta mais dinâmica, este desafio consiste em um percurso triangular de aproximadamente 600 metros, com largada na água e chegada na areia. Cada etapa define um campeão, um vice e um terceiro lugar Masculino e Feminino, porém não soma pontuação no ranking brasileiro.

"É muito interessante ver o desempenho dos atletas nesse desafio, pois nem sempre o mais rápido na longa distância vence o Sprint. É claro que existe o fator sorte em descer surfando melhor a onda e um azarão chegar na frente dos favoritos." comenta Sestaro. 

Enquanto a Maratona Oceânica soma pontos para o ranking brasileiro, no Va’a a competição tem gostinho internacional. Os primeiros colocados serão classificados para representarem o Brasil no Mundial que será realizado na Austrália, em maio de 2016.

As disputas do Va’a incluem apenas as categorias V1, V6 e V12, que competem em raias de 500m. No V1 se classificam os três primeiros colocados de cada categoria, enquanto que no V6 e no V12 somente o campeão é selecionado para o Mundial. As ordem de baterias e critérios de classificação e repescagem, serão divulgadas na manhã do evento.

O Circuito deve integrar cerca de 240 atletas das duas modalidades, facilitando assim a participação dos canoístas nas duas competições.

"O evento em conjunto com a Va'a vai ajudar as duas modalidades, pois atletas que virão de longe e remam as duas modalidades terão a oportunidade de curtir as duas no final de semana. Já sei que vem muitos atletas do Espírito Santo, para disputar a seletiva e vão aproveitar para competir na Oceânica, pois nossa 3ª etapa será em Vitória, então já irão aproveitar para pontuar no ranking nacional", finaliza Sestaro. 

 

Circuito de Canoagem Oceânica e Va'a 2016

oceanicaevaa2016.com.br

Data:

20 de fevereiro de 2016, das 8h às 18h

21 de fevereiro de 2016, das 8h às 14h

Local: R. Anselmo de Oliveira Boaventura, 22.

Vila Histórica de Mambucaba - Angra dos Reis - RJ

 

CRONOGRAMA

SÁBADO  - 20/02/2016

DOMINGO - 21/02/2016

OCEÂNICA

OCEÂNICA

12h - Início de confirmação de inscrição e entrega de numerais.

08h - Briefing do desafio Ocean Sprint.

13h30 - Encerramento da entrega dos numerais e reunião com os chefes de equipe.

08h30 - Treinos livres.

16h - Largada de todas as categorias.

10h - Início das baterias com tomada de tempo.

18h30 - Hora de corte, fim de prova.

12h - Início das quartas, semifinais e finais.

19h30 - Início da cerimônia de premiação da 1ª etapa (podendo ser antecipada).

13h - Cerimônia de premiação.

20h - Reunião Geral da Modalidade - Chefes de equipes, membros do comitê e interessados em geral. Na tenda do evento, local da prova.

 

VA’A

VA’A

8h - Início de confirmação de inscrição e entrega de numerais.

09h - Inicio das baterias de V12 para todas as categorias.

8h30 - Inicio das disputas de baterias de V1 para todas as categorias.

13h - Cerimônia de premiação.

14h - Inicio das disputas de baterias de V6 para todas as categorias.

14h - Inicio das disputas de baterias de V6 para todas as categorias.

 

Boletim Oficial

·         Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica - 1ª Etapa

http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/870

·         Seletiva de Va'a Sprint V1, V6 e V12 para o Campeonato Mundial de 2016

 

http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/872

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube