Notícia
12/03/2013 07:47
Canoagem: Locução alegre e extrovertida, e agora profissional
Antônio Pinto, locutor de eventos de canoagem há muitos anos, se aperfeiçoa ainda mais e busca o sonho de trabalhar nos Jogos Olímpicos Rio 2016

O locutor Antônio Pinto, uma das figuras mais conhecidas da Canoagem Brasileira, habilitou-se oficialmente no Curso de Locutor de Rádio e TV pela Padre Landell de Moura - OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e agora dá mais um importante passo na profissionalização da locução de eventos de canoagem que há muitos anos atrás começou por hobby e necessidade.  

 
Para quem acompanha os principais campeonatos de Canoagem Slalom, Canoagem Velocidade e Rafting nas mais diversas cidades do Brasil conhece a figura ímpar que trabalha nas locuções desses eventos. Antônio Pinto começou desde 1987 a trabalhar informalmente como locutor em uma etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem Slalom e hoje já tem no currículo campeonatos sul-americanos, pan-americanos, copas do mundo e até mundiais de canoagem.
 
“A primeira vez foi muito curioso. Estava participando do campeonato no Rio Grande do Sul e notei que as pessoas não sabiam ou não compreendiam como era a prova de Canoagem Slalom. Então peguei o microfone e comecei a informar os aspectos técnicos da prova. A partir desta data passei a ser solicitado pelos organizadores dos eventos para fazer a locução da prova”, relembra Pinto.

Antônio Pinto é conhecido nos campeonato de canoagem por ser uma pessoa muito extrovertida que sempre interage com o público de uma forma alegre ensinando as pessoas os particularidades do esporte e transmitindo a emoção peculiar das modalidades.
 
Para ele o mais importante é envolver o público na prova fazendo com que as pessoas que estão assistindo entendam o esporte. “Conhecer o esporte, os atletas e ser imparcial na locução é fundamental. Ser extrovertido e alegre são características minhas, não faço isto apenas na locução, eu sou assim quando não estou fazendo locução e acho que isto me ajuda a interagir com mais facilidade com o público”, comenta.
 
Depois do Curso de Locutor de Rádio e TV agora Pinto foca em seus próximos obstáculos. Em breve começará o curso de comentarista esportivo e retomará suas aulas de inglês visando também o trabalho em eventos fora do Brasil
 
Acompanhando a canoagem há muito tempo e vejo que o esporte evoluiu bastante. Algumas pessoas podem até não compreender esta evolução, mas é necessário que se conheça a realidade do esporte no país. Eu particularmente estou muito otimista com o futuro da canoagem e vejo estes núcleos de desenvolvimento do esporte trazendo uma garotada nova, promovendo a renovação que é muito importante para o esporte”, ressaltou Pinto.     
 
Procurando também se aperfeiçoar, Pinto recebeu durante um campeonato uma critica com relação a sua locução e aquilo o fez pensar muito. Chegou até mesmo a pensar em não fazer mais locução e ajudar de uma outra forma o esporte.  Contudo, num evento posterior recebeu muitos elogios e percebeu que era o momento de se aperfeiçoar. “Percebi que não tinha como agradar todos, mas precisava me qualificar, pois sei que as criticas irão acontecer sempre, afinal de contas nunca se chega à perfeição e assim procurei um curso de locução que me qualificasse”, explicou.
 
Bem, quanto ao futuro  não é segredo para ninguém que Pinto fez o curso pensando na canoagem, mas espera usar este aprendizado para qualificar melhor  os campeonatos. “Outro motivo que me levou a fazer este curso é estar qualificado para fazer a locução nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Espero chegar lá”, finalizou.








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus