Isaquias Queiroz conquista medalha de bronze no C1 Masculino 1000m no Mundial. Neste domingo brasileiros ainda têm mais três chances de medalha em Duisburg
Definitivamente o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013, realizado até amanhã em Duisburg, na Alemanha, entra para a história da Canoagem Brasileira. Depois de dois ouros e um bronze na Paracanoagem foi a vez o jovem baiano Isaquias Queiroz conquistar a primeira medalha da Canoagem Velocidade do Brasil na história da competição.
Depois de dominar as provas eliminatórias dos 1000m Isaquias Queiroz entrou confiante para a finalíssima do C1 Masculino 1000m na raia olímpica de Duisburg, tradicional centro de canoagem na Europa e berço de muitos campeões da canoagem alemã. Contudo, mesmo com a imensa torcida a favor dos europeus, o jovem brasileiro mostrou que é um dos grandes nomes da canoagem mundial.
Ele remou muito forte e conquistou a medalha de bronze na prova com o tempo de 4:14.154, atrás apenas do alemão atual campeão olímpico Sebastián Brendel, prata com 4:10.365; e do campeão, o húngaro Attila Vadja com 4:09.123.
“Foi uma prova muito difícil e o vento contra também foi difícil. Mas prometi que conseguiria esta medalha e estou muito feliz com o resultado”, disse Isaquias.
O resultado é histórico para a Canoagem Brasileira que a cada ano que passa conquista melhores resultados internacionais. Segundo o head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade, Heros Ferreira, esta medalha é reflexo de toda a transformação por qual passa a Canoagem Brasileira. “É um grande resultado para o Brasil que demonstra nosso crescimento rumo ao Rio 2016. Esperamos estar ainda mais preparados para daqui a três anos no Brasil”, destacou.
Isaquias segue mostrando sua força em Duisburg. Amanhã o jovem brasileiro briga novamente por medalha na Final A do C1 Masculino 500m depois de dominar as eliminatórias e semifinais da categorias na sexta-feira.
Mais duas chances de ouro para o Brasil na canoa masculina
A dupla brasileira representante em Londres 2012, Erlon Souza e Ronilson Oliveira, disputa neste domingo a Final A do C2 Masculino 200m contra grande nomes da canoagem mundial. Os brasileiros estão confiantes num bom resultados para o Brasil e a possível conquista de uma medalha.
“Estamos bem para a final e esperamos fazer uma boa prova. Fizemos o terceiro melhor tempos das provas eliminatórias”, disse Erlon.
Nivalter Santos também mostrou ao mundo a força da canoa masculina brasileira ao garantir sua vaga para a Final A do C1 Masculino 200m com a 1a. colocação na semifinal 3 da categoria. Nivalter disputará a medalha neste domingo e é mais um brasileiro com destaque na Alemanha.
.jpg)
Outra final com presença brasileira, mas não válida por medalha, será a do gaúcho Gilvan Ribeiro que disputa neste domingo a Final C do K1 Masculino 500m depois de se classificar para a prova na sexta-feira. Celso Oliveira também entra na água para a disputa da longa prova do K1 Masculino 5000m.
Mais finais disputadas neste sábado com presença brasileira
A Final B do C2 Masculino 1000m guardou fortes emoções para os brasileiros. Depois de largarem em terceiro lugar os brasileiros Erlon Souza e Ronilson Oliveira tiveram uma ótima recuperação nos metros finais e terminaram a prova em 1o lugar (3:41.749), à frente dos atletas do Cazaquistão, Maxim Sinyavskiy e Yevgeniy Safronov (3:42.516), e da França, Mathieu Beugnet e Adrien Bart (3:42.626)
Já na Final C do K1 Masculino 1000m Celso Oliveira teve uma boa performance e garantiu o 1o lugar da prova com o tempo de 3:35.794, seguido pelo argentino Daniel Dal Bo (3:36.036) e pelo tcheco Jakub Adam (3:37.064).
Ana Paula Vergutz enfrentou grandes canoístas na Final B do K1 Feminino 500m e terminou a prova na 9a colocação com o tempo de 1:59.234. A vencedora da prova foi a austríaca Yvonne Schuring com 1:53.019, em 2o lugar a russa Anastasiya Sergeeva (1:53.528) e em 3o a ucraniana Mariya Povkh (1:54.250).
Semifinais 200 metros e vaga na Final C do K1 Masculino
Nas disputas das semifinais dos 200 metros Ana Paula Vergutz não passou para as finais ao chegar na 9a colocação da semifinal 1 do K1 Feminino 200m em disputadas provas semifinais da categoria.
Edson Isaias Freitas também encarou fortes adversários na semifinal 1 do K1 Masculino 200m e com o 6o lugar na prova tem presença confirmada para a Final C da categoria.
Os resultados mostram a evolução da Canoagem Brasileira que têm conquistado esses bons resultados devido ao grande apoio que recebe de seus parceiros rumo à sonhada medalha olímpica para o Brasil na canoagem. O BNDES é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira e tem sido decisivo no crescimento do esporte no país. A país também conta com apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e Itaipu Binacional.
Mais informações sobre os atletas brasileiros no link: