Notícia
16/01/2013 11:07
Canoagem Brasileira estreia com ouro no Festival Olímpico da Juventude
Isaquias Queiroz faz bonito no primeiro dia de competição e garante o ouro para o Brasil no C1 1000m Masculino
O jovem canoísta baiano Isaquias Queiroz, campeão mundial Júnior de canoagem, continua colecionando medalhas em sua vitoriosa história esportiva. Representando o Brasil juntamente com outros oito canoístas brasileiros Isaquias Queiroz conquistou hoje na Austrália a medalha de ouro no C1 1000m Masculino do 6o. Festival Olímpico da Juventude da Austrália, evento que começou nesta quarta-feira e acontece até dia 20 de janeiro nas mesmas instalações esportivas dos Jogos Olímpicos Sydney 2000. 
 
A primeira modalidade a entrar em cena foi a canoagem. Entre os brasileiros o campeão mundial Júnior, Isaquias Queiroz, atleta do Clube de Regatas Flamengo. Em uma prova muito disputada o brasileiro sagrou-se campeão ao realizar todo o percurso da prova com o tempo de 4:09’91”. Em segundo lugar ficou o chinês Song Xing com 4:10’91” e em terceiro o húngaro Andras Bodonyi com 4:22’02”. O técnico de Isaquias é o húngaro Zoltán Bakó, medalhista olímpico e renomado treinador de Canoagem Velocidade.
 
Os outros resultados da Canoagem Velocidade do Festival Olímpico da Juventude obtidos nesta quarta-feira foram: Caio Marte e Vinicius Zabot chegaram até as semifinais do K1 1000m Masculino, em prova vencida pelo australiano Bill Bain; e Larissa Oliveira e Bruna dos Santos não conseguiram passar das eliminatórias do K1 500m Feminino, onde a chinesa Xinyi Yin ficou com o ouro.

 
Na final do K2 1000m Masculino o Brasil ficou na 9a. colocação com o tempo de 4:04’37”, prova que a Austrália garantiu o título com o tempo de 3:25’02”. No K2 500m Feminino a embarcação do Brasil não passou das eliminatórias em categoria que a China conquistou a medalha de ouro.
 
Nesta quinta-feira acontecem as provas de 200m e na sexta-feira as provas de revezamento misto, dando como encerradas todas as disputas da Canoagem Velocidade na competição. O Brasil não participará das disputas da Canoagem Slalom.
 
RESULTADOS COMPLETOS EM:
 
Para o evento o Brasil enviou uma delegação formada por 52 atletas que se destacaram nas Olimpíadas Escolares, que são promovidas pelo COB: 24 do atletismo, os 18 atletas da natação e 10 do judô. Os atletas de canoagem (9) e lutas (6) foram convocados por suas respectivas Confederações com base nos resultados obtidos em 2012. O Festival Olímpico da Juventude da Austrália é um dos maiores eventos esportivos para jovens do mundo e conta com a presença dos melhores atletas da nova geração de países como os Estados Unidos, China, Grã Bretanha e a anfitriã Austrália.
 
Em virtude da preparação dos canoístas brasileiros para o Festival Olímpico da Juventude da Austrália a Confederação Brasileira de Canoagem realizou diversas ações junto aos atletas. Em visita recente ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, doze atletas em desenvolvimento na canoagem, com média de 12 a 16 anos de idade, realizaram inúmeras avaliações médicas com o intuito de melhor prepará-los para competições de alto nível. Esse tipo de acompanhamento é inédito e faz parte do Programa de Desenvolvimento de Treinadores e Atletas, desenvolvido departamento de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), coordenado pelo Prof. Dr. Heros Ferreira e com o apoio da Solidariedade Olímpica Brasil.
 
 
SAIBA MAIS

Canoagem e tecnologia rumo aos Jogos Olímpicos da Juventude

Muzambinho (MG) torna-se “capital” da canoagem por uma semana
 
 
Confira a relação de atletas da canoagem no 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália:
 
Feminino
Bruna dos Santos
Carolina Casagrande Carvalho
Cintia Grazelli Rocha
Larissa Oliveira dos Santos
 
Masculino
Ayrton Rodrigues Teixeira
Caio Marte Souza
Isaquias Queiroz dos Santos
Vinicius Zabot dos Santos
Vitor Hugo Voigt Navarro
 
Treinadores
Heros Ribeiro Ferreira
Thales Teixeira Bianch








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus