Notícia
07/06/2017 01:06
Canoagem Brasileira em busca de novos medalhistas olímpicos
Em parceria com Governo da Bahia, CBCa lança no estado primeiros núcleos desenvolvimento do Programa Canoagem Brasileira 2024
Hoje, dia 7 de junho, o Governo do Estado da Bahia em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) lança os editais dos três Núcleos de Desenvolvimento de Base da Canoagem Brasileira que serão construídos nas cidades de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã. A parceria faz parte do Programa Canoagem Brasileira 2024 da CBCa que têm como objetivo a formação e o desenvolvimento esportivo de atletas e técnicos da Canoagem Velocidade, Paracanoagem e Canoagem Slalom para os Ciclos Olímpicos de 2024 e 2028.
 
“Com este objetivo buscamos parcerias com Prefeituras e Governos Estaduais com vocação e foco no desenvolvimento e implantação de Núcleos de Formação e Desenvolvimento de Base da Canoagem em modalidades Olímpicas e Paralímpicas”, ressalta o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner.
 
Após o sucesso dos canoístas baianos Isaquias Queiroz e Erlon Souza nos Jogos Olímpicos Rio 2016 os olhos do Brasil se voltaram para a canoagem, esporte antes desconhecido pelo público brasileiro, mas com grande potencial de desenvolvimento em todo o país. Conhecedora disso, a CBCa apoiou a decisão do Governo do Estado da Bahia para a construção dos núcleos de Ubaitaba, Ubatã e Itacaré, cidades que já têm uma tradição de revelar talentos na Canoagem Brasileira, além de ser a região dos canoístas Isaquias Queiroz e Erlon Souza. A CBCa doará, por meio do Projeto Barcos com o BNDES – patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – 52 embarcações aos núcleos na Bahia.
 
O plano do Governo do Estado da Bahia e da CBCa é aproveitar esse momento de “descobrimento” da Canoagem Brasileira e criar condições de desenvolvimento do esporte e ampliar o potencial desses locais na revelação de atletas e, quem sabe, até mesmo descobrir um “futuro Isaquias”. As unidades são uma adaptação sugerida pelos próprios atletas para atender a demanda do esporte no interior do estado.
 
"Nossos ídolos são fontes de inspiração para milhares de baianos, que agora terão um apoio fundamental do Governo do Estado para realizar seus sonhos. Fizemos um esforço muito grande para assegurar a construção desses primeiros três centros e, agora, queremos ver eles transformando a vida das pessoas", afirma o governador Rui Costa.
 
Programa Canoagem Brasileira 2024
O lançamento dos núcleos de canoagem na Bahia faz parte do planejamento a longo prazo da CBCa chamado Programa Canoagem Brasileira 2024 que engloba outros projetos complementares em parcerias realizadas com o BNDES, GE, Itaipu Binacional, Ministério do Esporte, Ministério da Cultura, Ministério da Defesa, FUNAI, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Governo do Estado da Bahia/Subesb, Sanepar, e Instituto J.Malucelli.
 
O Programa Canoagem Brasileira 2024 objetiva fornecer infraestrutura física, técnica e administrativa aos locais de aplicação de forma que o mesmo proporcione as melhores condições de desenvolvimento da canoagem em que serão aplicadas. Dentro do Programa Canoagem Brasileira estão contidos como complementares: Projeto Núcleos, Projeto Barcos, Projeto Paracanoagem, Projeto Indígena, Projeto Formação Técnica/Administrativa e Projeto Estágios Temporários.
 
Em suma todos esses projetos destinarão a estrutura física dos núcleos de desenvolvimento, equipamentos desportivos e embarcações, além de todo e qualquer suporte técnico e administrativo na formação de novos atletas, técnicos e classificadores funcionais (Paracanoagem).
 
“Estamos trabalhando para não só continuar com o sucesso das conquistas que tivemos no Rio 2016, como também no planejamento do futuro da canoagem em todo o território brasileiro. Mostramos nos Jogos Olímpicos o potencial que nosso esporte tem no país e agora concentramos todos nossos esforços e universalizar a prática em todo o Brasil e revelar novos futuros medalhistas”, completou Tomasini.
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus