Notícia
14/12/2013 12:27
Canoagem Brasileira contrata renomado treinador português
Rui Fernandes começa seu trabalho à frente da Seleção Brasileira de Caiaque Sênior a partir de 2014
A Seleção Brasileira de Caiaque Sênior ganha um novo técnico em 2014. O português Rui Fernandes, que auxiliou na conquista da primeira medalha olímpica da Canoagem Velocidade portuguesa: prata nos Jogos Olímpicos Londres 2012, conquistada pela dupla Fernando Pimenta e Emanuel Silva no K2 Masculino 1000 metros, chega para reforçar ainda mais a Canoagem Brasileira em busca de uma medalha no Rio 2016. Fernandes irá também orientar a Seleção Júnior.
 
O técnico português, que se diz uma pessoa bastante positiva, conta que já havia observado alguns atletas da equipe brasileira, como Celso Dias de Oliveira, Roberto Maehler e Edson Isaias Freitas, o Edinho, mas, no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013, que acontece até este domingo (15) no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), está tendo a oportunidade de observá-los na realidade brasileira: "Temos bastante trabalho à frente, mas é um bom grupo e será um bom trabalho para chegarmos em 2015 rumo a 2016".
 
Ele ainda não teve tempo de avaliar os atletas brasileiros e saber o que foi feito até agora para montar o próprio planejamento, dentro da programação da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). "Minha filosofia de trabalho não é simplesmente impor regras, mas caminhar com a equipe, de forma lógica, ao encontro do equilíbrio para encontrar a melhor maneira de atingir o objetivo comum", declara Fernandes que não deixa de ressaltar que, apesar de ser uma pessoa calma, que não gosta de criar problemas, fala pouco e observa muito, é um técnico que prima pela disciplina.
 
Nômade: Mudança não é problema para Rui Fernandes. "Minha mãe sempre me disse que sou um nômade", ele comenta e recorda que, em competições e treinos só não esteve ainda na Oceania. No Brasil, esteve em Curitiba, em 2000, na 1a. Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade.
 
O técnico se diz satisfeito em vir para o Brasil e conta que irá trabalhar no Centro de Treinamento da Canoagem Velocidade no Yacht Clube Paulista, às margens da represa de Guarapiranga, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


 
Rui Fernandes começou na canoagem aos 12 anos e, entre inúmeras competições, participou dos Jogos Olímpicos Atlanta e Barcelona. Fez parte da equipe técnica da Federação Portuguesa de Canoagem por 10 anos.

O técnico Rui Fernandes chega ao Brasil por meio de um projeto patrocinado pelo BNDES, patrocinador oficial da Canoagem Brasileira e principal parceiro do esporte na busca pela sonhada medalha nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus