Notícia
05/07/2016 09:07
Campeonato Brasileiro de Va'a e Canoagem Oceânica serão realizados em Vitória - ES
Competições serão realizadas em Vitória em função do crescimento das modalidades no estado
Os maiores atletas e times de Va’a e da Canoagem Oceânica do Brasil estarão em Vitória, nos dias 9 e 10 de julho, para participar do Capixaba Va’a Race – 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Va’a (V6) e 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Oceânica, com percursos de até 20 km.
 
A prova de Vitória é classificatória na Va’a para o sul-americano, no Chile e para o mundial, no Tahiti. Além disso, pode determinar os campeões brasileiros do ano na Canoagem Oceânica, por ser a 3ª de 4ª etapas. A última será em Ilhabela - SP em novembro.
 
 serão realizadAs competiçõesas na praia de Camburi, com arena armada próxima ao quiosque K1. No percurso mais longo e disputado pelos times e atletas de elite, os remadores atravessam a entrada da baía de Vitória, indo até a Ilha dos Pacotes, em Vila Velha, retornando a Camburi.
 
Além da categoria Open, na Va’a haverá disputas também de atletas e times de Juniores (até 19 anos), masters (40 anos ou mais), Super Masters (50 anos ou mais) e Interbases (atletas de diferentes categorias), além da Paracanoagem.
 
A largada da Canoagem Oceânica é um espetáculo à parte, aproximadamente 100 canoístas fazem largada única colorindo a praia, correndo com suas embarcações e se lançando ao mar. O percurso será o mesmo da elite da Va’a, 20km indo até a Ilha dos Pacotes, em Vila Velha, retornando a Camburi.
 
Crescimento do esporte no Estado
 
A Associação Capixaba de Kayak e Canoa (ACKC), órgão oficial de representação da canoagem capixaba junto à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), conseguiu trazer a primeira etapa da Va’a para Vitória em função do crescimento do esporte no Estado. Já a Canoagem Oceânica, retorna à Vitória com a etapa do Brasileiro. Em setembro de 2014 foi realizado o Campeonato Brasileiro da modalidade em etapa única e o mar de Vitória fez toda a diferença no evento.
 
Segundo Thassia Marques, da ACKC, a canoagem capixaba vem ganhando projeção, com vários atletas e times se destacando em provas nacionais e até internacionais, o que justifica a realização de uma etapa do brasileiro no Estado. “No ano passado realizamos o campeonato estadual na Curva da Jurema, com grande número de inscritos. Vamos para o segundo ano do Capixaba Va’a Race, agora uma etapa do brasileiro, com aval da CBCa, e acreditamos que essa visibilidade vai incentivar ainda mais o esporte no Estado”, disse Thassia.
 
As inscrições para a competição devem ser feitas obrigatoriamente pela Extranet da CBCa - http://extranet.canoagem.org.br
Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube