Notícia
22/06/2021 05:06
Campeonato Brasileiro de Descida definiu atletas para o Mundial
O evento realizado entre os dias 19 e 20 de junho em Três Marias/MG e contou com a presença de atletas de seis estados brasileiros
Foi realizado no último fim de semana nas águas do Rio São Francisco a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida no município de Três Marias no estado de Minas Gerais. Ao todo 32 atletas de seis estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro estavam presentes, foram disputadas provas no K1 Junior, K1 Sênior, K1 Master, K1 Master B, Turismo, Rotomoldado, C1 Open e K1 Feminino Open. A prova também valeu como Seletiva Nacional para os atletas que buscavam vagas para participar do Mundial da modalidade que acontecerá em Bratislava na Eslováquia.
 
Foram três dias de competições, sendo na sexta (18) aconteceram os treinos livres, no sábado (19) os atletas participaram da Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida e no domingo ocorreu a Seletiva Nacional onde os 10 primeiros barcos, independente de categoria disputaram, desde que estivessem dentro do percentual de tempo definido para a faixa de disputa. No K1 Masculino 10 embarcações competiram, no C1 duas vagas garantiram a vaga direta e no K1 Feminino não houve atletas com índice.
 
Os três primeiros colocados da Seletiva Nacional realizada no domingo (20) no K1 Masculino garantiram vagas para o Mundial: Edgar Balbuena do Clube de Canoagem de Aquidauana – CCA – do Mato Grosso do Sul, Anderson Moura da Associação Tibagiense de Canoagem – ATICA – de Tibagi no Paraná e Patrick Pisoni representando a Associação Luso-Brasileira de Campo Grande/MS – ESTORIL.
 
No C1 Masculino mais dois classificados: Pedro Aversa do Clube de Canoagem de Aquidauana – CCA e Luiz Antônio Pereira Machado da Associação Tibagiense de Canoagem – ATICA – de Tibagi/PR. Aversa era atleta da Canoagem Slalom e agora compete nessa outra modalidade, para ele será um grande desafio voltar a participar de mundiais.
 
“Fiquei feliz com a classificação, é uma modalidade nova pra mim, apesar de eu ter uma base boa na Canoagem Slalom, essa embarcação é bem desafiadora, agora quero representar bem o Brasil nesse mundial”, fala.
 
Esse foi o primeiro evento do ano da Canoagem Descida, para garantir uma segurança aos canoístas e também para a equipe técnica foram adotados procedimentos sanitários em função da pandemia de COVID-19, não teve a presença de público.
 
“O evento foi feito em formato de bolha para evitar aglomeração, evitar público. Todos que participaram da competição fizeram o teste de COVID e tiveram que apresentar na chegada, só podia entrar no local onde acontecia o campeonato quem apresentasse o teste de COVID negativo. Não tivemos público, só o pessoal da organização com a comissão técnica reduzida, o evento 100% seguro, longe da área urbana na área rural, o saldo foi bem positivo, a prefeitura de Três Marias foi muito parceira e nós só temos muito a agradecer toda a atenção que tivemos”, fala Rafael Girotto, Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem e Supervisor da Canoagem Descida.
 
O Campeonato Mundial de Canoagem Descida acontecerá em Bratislava na Eslováquia entre os dias 21 a 26 de setembro.
 
Ganhadores da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida
Foram disputadas ao todo sete categorias do Brasileiro, no K1 Masculino Sênior o campeão foi Edgar Silva Balbuena com o tempo de 01:1.254s, já no K1 Masculino Master A quem levou a melhor foi Juliano Crai Dal Molin (01:10.808s) que fez o melhor tempo no campeonato e no K1 Masculino Master B, Lauro Cesar Peireira (01:17.952s).
 
Na prova do Turismo, Joaquim Gabriel Neris foi o mais rápido (01:27:030s) e no K1 Masculino Junior, Allan Kauã da Silva Ferrerira (01:23.115s), Natasha da Silva Ferreira ficou com o 1º lugar no K1 Feminino (01:29:437s) e Pedro Henrique Avanci Aversa no C1 Masculino (01:49.303s).
 








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus