Notícia
11/12/2013 13:47
Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem começa amanhã (12) em São Paulo
Atletas de todo o Brasil disputam principal evento nacional do ano e comemoram novidades nas modalidades
Técnico espanhol, atletas de seleção brasileira, classificadores internacionais, cronometristas alemães e outros especialistas de vários cantos Brasil e do mundo se unem na Raia de Canoagem e Remo do  CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo) nos últimos preparativos para o Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem 2013 que começa nesta quinta-feira (12), às 8h, em São Paulo.
 
Cerca de 400 atletas de diversos estados do país, entre eles os atuais campeões mundiais Isaquias Queiroz, Fernando Fernandes e Caio Ribeiro participam do principal evento nacional das modalidades. As principais finais das provas de 200 metros serão transmitidas ao vivo pelo SPORTV, no domingo (15), das 11h30 às 12h30.
 
A competição fecha os calendários de 2013 da Canoagem Velocidade e da Paracanoagem, modalidades que tiveram um ano histórico de muitas conquistas, dentre elas muitas inéditas, demonstrando a evolução e preparação da Canoagem Brasileira para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além dos resultados do evento que começa amanhã serem classificatórios para importantes competições internacionais do início de 2014 e para a composição da Equipe Permanente de Canoagem Velocidade que fica concentrada no Centro de Treinamento de Canoagem Velocidade do Yacht Clube Paulista, o competição ocasionará avanços importantes e trará muitas novidades.
 
Na Paracanoagem, a classificadora internacional da Paracanoagem, única no país, Maria de Fátima Fernandes Vara, anuncia o lançamento de uma nova tecnologia para a classificação e avaliação dos paracanoístas. Ainda sem nome, o software desenvolvido por alunos e professores dos cursos de Engenharia da Computação e Educação Física da Universidade Positivo, de Curitiba(PR), é feito a partir da plataforma livre de desenvolvimento do Kinect, sensor de movimento utilizado no Xbox 360, videogame que capta os movimentos dos jogadores. O sensor de avaliação dos atletas não apenas capta os movimentos, mas reconhece, marcando no corpo do atleta – sem a necessidade de marcadores físicos – e mostrando na tela do computador os pontos pré-determinados habitualmente usados nas avaliações, enviando simultaneamente os dados para análise.

 
Outra novidade na Paracanoagem é que Fernando Fernandes, tetracampeão mundial, irá disputar uma prova no K4 200m da Canoagem Velocidade em companhia com outros três atletas sem deficiência física. Segundo o treinador de Fernandes, Paulo Barbosa, a decisão inédita irá testar as capacidades do paracanoísta em prova, levando suas possibilidades ao limite.
 
A equipe de Canoa Masculina da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade, formada por Isaquias Queiroz, Nivalter Santos e a dupla Erlon de Souza e Ronilson Oliveira está de malas prontas. Após o recesso de Natal e Ano Novo, partem para três semanas de treinamento em Saquarema, no Rio de Janeiro, em busca de condições mais parecidas com as que enfrentarão nos Jogos Olímpicos Rio 2016, tudo em virtude do desenvolvimento técnico em busca da sonhada medalha olímpica no Rio 2016.
 
Além dos consagrados canoístas e paracanoístas da Canoagem Brasileira, a competição realizada na Raia de Canoagem e Remo do CEPEUSP também será uma ótima oportunidade para os novos talentos do esporte estarem em contato com suas referências e ídolos no esporte. Nas categorias de base são formados os futuros campeões da Canoagem Brasileira, onde aprendem desde cedo a serem disciplinados, dedicados, e terem o privilégio de crescerem no meio do esporte. Nesta fase a parte física ainda não é o mais importante mas, sim, as técnicas de como remar do jeito certo, todo o trabalho de movimentação corporal dentro da embarcação, e nada melhor do que ver de perto os grandes nomes da Canoagem Brasileira para seguir com este aprendizado. Isso tudo e muito mais poderá ser visto a partir de amanhã na competição que terá portões abertos a quem quiser acompanhar o evento.

 
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2013 é uma realização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) com patrocínio oficial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  (BNDES), Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e também conta com apoio da Unimed e Seguros Unimed.
 
 
Mais informações sobre o evento em:
 
Fotos (2013) em alta resolução em:
http://www.flickr.com/photos/canoagembrasileira








Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus