Notícia
30/07/2013 16:14
Brasil embarca para o Canadá bem representado
Os quatro jovens talentos da Canoagem Brasileira viajam para Welland em busca de medalhas no Mundial Júnior & Sub-23

Atletas da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade embarcaram neste domingo, em São Paulo, para a cidade de Welland, no Canadá, local que sedia o Campeonato Mundial Júnior & Sub-23 de Canoagem Velocidade. A competição é muito importante por ser classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude do ano que vem, que será realizado em Nanjing, na China.

 O Brasil será representado por quatro atletas. Dois no caiaque (Ediléia Matos e Gilmar Gomes) e outros dois na canoa (Maico Ferreira e Valber Arcanjo). No último Mundial da categoria, realizado na Alemanha, o Brasil conseguiu um resultado inédito: Isaquias Queiroz venceu a final do C1 200m Masculino, garantindo o ouro para o Brasil.

 Desta vez, os canoístas brasileiros querem superar o feito de Isaquias e trazer mais medalhas para o país.

Ediléia Matos é a única menina do grupo. Com 17 anos, a jovem atleta já tem um currículo de respeito. Nascida em Porto Nacional (TO), em 2010, iniciou a prática da canoagem no projeto social da ACPN (Associação de Canoagem de Porto Nacional). Desde então, garante medalhas em quase todas as competições que disputa. As mais importantes são um ouro em Pan-americanos; seis ouros, uma prata e um bronze nos Sul-americanos, e quatro ouros em Campeonatos Brasileiros. Ediléia compete no K1 200m e K1 500m.

Gilmar Gomes é outro talento. Tem apenas 15 anos. Nasceu em Piraju, São Paulo e começou no esporte em 2011, na APEN (Associação Pirajuense de Esportes Náuticos). Apesar da pouca idade, Gilmar já tem em seu currículo dois ouros, uma prata e um bronze em Sul-americanos, e também um ouro e seis pratas em Campeonatos Brasileiros. Gilmar é da categoria Cadete e venceu na prova de Juniores, por isso, vai remar em uma categoria acima da sua: K1 200m.

Valber Arcanjo tem 18 anos e é baiano de Ubaitaba, a "Cidade das Canoas". Começou na canoagem por meio da ACC (Associação Cacauera de Canoagem). Ainda no começo da carreira, Valber conquistou um ouro e uma prata no Brasileiro de Canoagem Maratona, e um ouro, duas pratas e dois bronzes no Brasileiro de Canoagem Velocidade. No Canadá, Valber compete no C1 200m, C1 1000m e C2 1000m.

Maico Ferreira é outro canoísta que nasceu na Bahia, em Itacaré. Também tem 18 anos e começou a treinar em 2007 na ACI (Associação de Canoagem de Itacaré). O currículo de Maico também é extenso: um ouro, uma prata e um bronze em Brasileiros de Canoagem Maratona; cinco ouros, quatro pratas e quatro bronzes em Brasileiros de Canoagem Velocidade; e quatro ouros, uma prata e dois bronzes nos Sul-americanos. Maico vai remar no C2 1000m no Canadá.

Site Oficial do evento: http://www.canoeniagara.ca/site/home









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus