Notícia
02/06/2013 11:07
Brasil é campeão em Poznan
Seleção Brasileira faz bonito entre os melhores do mundo e garante quatro medalhas (dois ouros e duas pratas) na 3a. Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade na Polônia

Fotos: Balint Vekassy (ICF)

Os canoístas brasileiros seguem colecionando ótimos resultados internacionais na Canoagem Velocidade. Logo na estreia do renomado treinador espanhol, Jesús Morlán, frente ao comando da Seleção Brasileira de Canoa, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de pratas na 3a. Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade que acontece até hoje em Poznan, na Polônia.

 
Para o treinador Jesús Morlán o  Brasil está em uma posição invejável no mundo, pois é um país que segue em evolução e que tem nos proximos Jogos Olímpicos o empurrão definitivo para o esporte no país.
 
“No caso da canoagem, existe um grupo de jovens atletas com uma grande projeção e trabalhando duro certamente poderão conseguir os melhores resultados do país em Jogos Olímpicos” disse Morlán logo quando chegou ao Brasil.
 
Dois ouros e duas pratas
O primeiro ouro veio com a jovem revelação da Canoagem Brasileira, Isaquias Queiroz, campeão agora também na Copa do Mundo. Isaquias remou muito forte na Final A do C1 500m contra grandes adversários e garantiu o primeiro lugar com o tempo de 1:57.674. A prata ficou o francês Mathieu Goubiel com 1:58.162 e bronze com o russo Kirill Shamshurin com 1:59.774.
 
O segundo ouro para o Brasil veio com a dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira no C2 200m. Representantes brasileiros em Londres 2012 a dupla segue mostrando evolução em cada competição que passa. A nova conquista aconteceu nesta manhã ao chegarem em primeiro lugar (39.879) em disputada prova onde os canadenses Pierre-Luc Lalbertie e Gabriel Beauchesne-Sevigny levaram a prata (39.963) e os poloneses Michal Lubniewski e Daniel Pospiech (40.059) ficaram com o bronze.
 
Porém, a dupla brasileira ainda não estava satisfeita e garantiu mais uma prata para o Brasil na Final A do C2 500m com o tempo de 1:48.944, em prova que os russos Alexey Korovashkov e Ilya Pervukhin conquistaram o ouro com 1:47.476. O bronze ficou com a dupla polonesa formada por Tomasz Kaczor e Vincent Slominski com 1:49.564.


Erlon Souza e Ronilson Oliveira demonstram a cada competição a evolução da Canoagem Brasileira.
 
Na longa prova do C1 5000m Isaquias Queiroz garantiu uma nova prata para o Brasil. O brasileiro terminou a prova com o tempo de 22:58.070, em prova vencida pelo canadense Gabriel Beauschesne-Sevigny (22:48.163) e com o bronze com o alemão Peter Kretschmer (23:00.686).

Outros bons resultados brasileiros do dia foi a 9a. colocação de Nivalter Santos na Final A do C1 200m, em prova vencida pelo lituano Jevgenij Shuklin; e o 8o. lugar de Erlon Souza na Final B do C1 200m em que o francês Thomasz Simart levou a melhor.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, os resultados conquistados em Poznan é reflexo direto da transformação que a Canoagem Brasileira vem sofrendo nos últimos anos. 

"Estamos trabalhando muito para colocar a Canoagem Brasileira no patamar dos melhores do mundo. A conquista de grandes parceiros como o Ministério do Esporte, o BNDES e o COB, além da contratação de um dos mais vitoriosos técnicos do mundo (Jesús Morlán) são fundamentais para que consigamos conquistar a sonhada medalha olímpica no Rio 2016. Estamos no caminho certo para isso", ressalou Tomasini.


Isaquias Queiroz é um dos canoístas em franca ascensão no Brasil e grande esperança de medalha no Rio 2016.
 
A delegação brasileira que participou do evento foi formada pelos canoístas Erlon Souza e Ronilson Oliveira, Nivalter Santos; Isaquias Queiroz e Wladimir Moreno. Além do treinador Jesús Morlán também fez parte da equipe o chefe de equipe, Sebastián Cuattrin; a fisioterapeuta Regina Reis e o head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade, Heros Ferreira. Toda a delegação brasileira participou da competição com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro.
 
 
Mais informações no site oficial do evento
 
Resultados completos no link
 
Confira vídeos dos principais eventos de Canoagem Velocidade no mundo
 
 
Confira abaixo a Final A do C1 500m




Final A C2 200m









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus