Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Projetos -> Projeto Meninos do Lago -> Diferenciais


Projeto Meninos do Lago desenvolveu algumas ações diferenciadas que direcionam o seu trabalho e que dificilmente são encontrados em outros projetos de canoagem no Brasil. Tais ações garantem a sustentabilidade e promovem maior efetividade no atendimento dos atletas buscando sempre a excelência nas execuções.

 

Metodologia Diferenciada

 

Buscou-se nas escolas europeias e australiana de canoagem a metodologia utilizada na iniciação e na fase mais avançada do processo de aprendizagem. Esse trabalho foi traduzido em apostilas e mídias que são disponibilizadas aos professores e atletas através do site oficial. Talvez o maior legado do Projeto seja exatamente a compilação, definição e o esclarecimento técnico de mais de uma centena de fundamentos do esporte, os quais não havia absolutamente nada disponível na literatura nacional. Com a disponibilidade desses materiais didáticos, os atletas têm mais facilidades na compreensão dos Planos de Aulas. Os fundamentos básicos da canoagem são trabalhados de formas específicas durante todo o período e avaliados através de “scouts” técnicos e pequenas competições. 

 

Capacitação dos Treinadores

 

Todo treinador ou instrutor é formado ou acadêmico de educação física e participa de capacitações técnicas e de segurança específicas para a canoagem de forma constante. Por se tratar de ação social com forte viés desportivo, em todos os momentos os treinadores buscam enfatizar o desenvolvimento dos valores éticos e do esporte para a formação do cidadão, estando estabelecido que a educação (no sentido mais amplo da palavra) é a prioridade a ser observada e desenvolvida.  A filosofia estabelecida é a de que não basta transformar o atleta em campeão, pois o papel social desse só terá plenamente valor ao País se o mesmo poder ser considerado exemplo de vida, com ações cotidianas éticas e morais que possam servir de exemplo para meninos e meninas da nova geração do esporte e da sociedade.

 

 

Crescimento Sustentável

 

A sustentabilidade se dá através de aportes financeiros promovidos por uma das maiores empresas brasileiras, a Itaipu Binacional. Em 2019 o Projeto completa 10 anos de atividades na Cidade de Foz do Iguaçu onde iniciou com apenas 20 atletas aprendendo canoagem em uma piscina e hoje pode ser considerado um dos maiores projetos sociais desportivos envolvendo Canoagem Slalom e Caiaque Polo do mundo, com 600 vagas disponíveis para a comunidade carente.

 

Assessoria aos Atletas

 

Entende-se que mais importante que dar o peixe é ensinar o atleta a pescar. Com essa filosofia é disponibilizado a ele o escritório e estrutura do IMEL que lhe permite condições e assessoramento para que o mesmo busque a sua própria autonomia através de contratos exclusivos os quais, evidentemente, terão que seguir as regras expostas no Regimento Interno. Várias ações governamentais como, por exemplo, Bolsa Atleta, no âmbito municipal, estadual e federal são viabilizadas através deste auxílio de assessoria.

 

Acompanhamento  

 

É de fundamental importância para os stakeholders o conhecimento e clareza nos resultados de todas as ações previstas no Projeto. Dessa forma foi desenvolvida uma página eletrônica, onde as informações são apresentadas de forma transparente e profissional. Vários relatórios são possíveis de serem realizados através do sistema administrativo cujo o próprio patrocinador tem acesso, inclusive dos extratos da movimentação bancária da conta específica. Além dessa ferramenta digital, mensalmente são encaminhados relatórios com indicadores qualitativos e quantitativos das metas propostas que buscam verificar os efeitos do esporte no comportamento das crianças e adolescentes nos mais diversos ambientes de sua rotina diária. Espera-se, com isso, facilitar a gestão das ações e, principalmente, confirmar a hipótese de que o esporte é um agente transformador. Consequentemente a efetividade e transparência do acompanhamento garantem que os recursos humanos, materiais e financeiros estejam sendo bem aplicados. 

 

Trabalho em Rede

 

Ciente de suas limitações, o IMEL procura sempre desenvolver parcerias que complementam o trabalho realizado. Parceiros privados e públicos nos projetos viabilizam e aperfeiçoam a continuidade dos serviços oferecidos complementando as diversas ações previstas. A própria Patrocinadora tem em seus quadros, profissionais de vários setores os quais disponibilizam oficinas de fundamental importância no crescimento sociocultural e ético de todos participantes do Projeto. Oficinas envolvendo boas práticas ambientais, economia familiar, palestras sobre diversos temas de extrema relevância para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, bem como instruções rotineiras sobre segurança, são constantes nas atividades mensais. 

 

 Transparência 

 

Todas as ações que envolvem financiamento estão disponibilizadas com demonstração do extrato mensal, relatório contábil e esclarecimento do Presidente. Com este posicionamento ético perante os patrocinadores e a sociedade, a transparência está garantida em todas as suas ações. 

 

 

Responsabilidade Ambiental

 

Além de um valor fundamental previsto, inclusive, no próprio olimpismo, a responsabilidade por um ambiente limpo e saudável, principalmente dos rios e matas será obrigação dos atletas inseridos no Projeto Meninos do Lago.  

 

Segurança 

 

Criou-se o sistema de acesso aos rios e lagos de acordo com o exame de faixa do atleta previsto no Regimento Interno. Com a evolução técnica o atleta vai obtendo autorização gradativa para encontrar os seus limites. Além disso, no decorrer do aprendizado deverá passar por períodos exclusivos para o treinamento de primeiros socorros e resgate. Os professores do Projeto Meninos do Lago deverão obedecer também a várias diretrizes devidamente regulamentadas que visam o máximo de segurança no aprendizado.

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique