Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Projetos -> Projeto Meninos do Lago - Núcleo de Iniciação Vila C e Bairro Morumbi -> Diferenciais

O Projeto Meninos do Lago desenvolveu diferenciais que direcionam todas as suas ações e que dificilmente são encontrados em outros projetos de canoagem no Brasil. Estes diferenciais garantem a sustentabilidade e promovem maior efetividade no atendimento dos atletas buscando sempre a excelência das ações realizadas.

 

 

 Metodologia Diferenciada
Buscou-se nas escolas européias de canoagem a metodologia utilizada na iniciação e na fase mais avançada do processo de aprendizagem. Esse trabalho foi traduzido em apostilas e mídias que são disponibilizadas aos atletas. Com esses materiais didáticos em mãos, os atletas terão mais facilidades na compreensão dos Planos de Aulas expostos no site. Os fundamentos básicos da canoagem serão trabalhados de forma específica durante todo o período do Projeto e serão avaliados através de pequenas competições mensais (após o 5º mês de atividade) que servirão para definição do ranking municipal. O Projeto prevê a construção de “Circuitos de Avaliação” que objetivam que o atleta e comissão técnica descubram exatamente  qual fundamento deve ser melhorado de forma individualizada e incontestável demonstrada através de gráficos. Esse Circuito de Avaliação nada mais é que a definição de uma pista específica para cada um dos principais fundamentos da canoagem slalom (remonta, off set, lemes e etc), e que serão repetidas da mesma forma constantemente. Assim o atleta que tiver um péssimo desempenho na pista de remonta, saberá exatamente onde terá que melhorar a sua performance.     

Capacitação dos Instrutores

Cada professor ou instrutor do Projeto Meninos do Lago participa de um curso inicial de preparação para a metodologia e de encontros periódicos para a troca de experiências. Em todos os momentos busca-se enfatizar a atenção no tratamento com os alunos e o desenvolvimento dos valores éticos e do esporte para a formação do cidadão.

Crescimento Sustentável

O Projeto Meninos do Lago corresponde na verdade a um programa de desenvolvimento da canoagem brasileira na Região da Costa Oeste do Paraná, banhada pelo Lago Itaipu. Cada Núcleo de Iniciação – NI – estabelece o número máximo de alunos a serem atendidos em relação a diversas variáveis, tais como segurança do local, distância para os locais de treinos, quantidade de material e etc. Estas medidas acompanhadas de várias ações de captação de recursos visam o crescimento sustentável e asseguram a excelência no atendimento aos participantes.

Assessoria aos Atletas

O Projeto Meninos do Lago entende que mais importante que dar o peixe é ensinar o atleta a pescar. Com essa filosofia será fornecido a ele condições e assessoramento para que o mesmo busque o seu próprio patrocinador. Serão desenvolvidos projetos específicos para isso, blog eletrônico, assessoria jurídica para formalização de contratos, ações que visem a formação de um ranking municipal remunerado e etc que possa proporcionar ao atleta mais velho a possibilidade de continuar com o esporte, inclusive auxiliando aos seus familiares financeiramente. 

Acompanhamento de indicadores

O Projeto Meninos do Lago reconhece a necessidade de acompanhar os resultados de suas ações. Assim, foram desenvolvidos instrumentos para o gerenciamento de seus Núcleos instalados e a avaliação dos resultados. Indicadores qualitativos e quantitativos buscam verificar os efeitos do esporte no comportamento das crianças e adolescentes em diversos ambientes, além de acompanhar os processos de implantação e execução dos Núcleos. Espera-se com isso facilitar a gestão das ações e, principalmente, confirmar a hipótese de que o  esporte é um agente transformador. Consequentemente a efetividade garante que os recursos humanos, materiais e financeiros estão sendo bem aplicados.

Trabalho em Rede

Ciente de suas limitações, a FEPACAN procura sempre desenvolver parcerias que complementam o trabalho desportivo realizado. Parceiros privados e governamentais nos projetos viabilizam a continuidade dos serviços oferecidos e parcerias com outras entidades do terceiro setor complementam as ações do Projeto Meninos do Lago.

Transparência

Todas as ações onde envolvam financiamento do Projeto Meninos do Lago estarão disponibilizadas no site, com demonstração do extrato mensal específico da ação, relatório contábil e esclarecimento do Presidente. Adotando esse posicionamento ético perante os patrocinadores e a sociedade, garante a transparência em todas as suas ações.

Responsabilidade Ambiental

Além de um valor fundamental previsto, inclusive, no olimpismo, a responsabilidade por um ambiente limpo e saudável, principalmente dos rios e matas será obrigação dos atletas inseridos no Projeto Meninos do Lago.

Segurança

Criou-se o sistema de acesso aos rios e lagos de acordo com o exame de faixa do atleta previsto no Regimento Interno. Com a evolução técnica o atleta vai obtendo autorização gradativa para encontrar os seus limites. Além disso, em todos os anos deverá passar por dois períodos exclusivos para o treinamento de primeiros socorros e resgate. Os professores do Projeto Meninos do Lago deverão obedecer também várias diretrizes que estão previstas no contrato de trabalho e que visam o máximo de segurança no aprendizado.

 

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique