Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Projetos -> Projeto Meninos do Lago - Núcleo de Iniciação Vila C e Bairro Morumbi -> Apresentação

   

O Projeto MENINOS DO LAGO é, na verdade, um programa desportivo de RENDIMENTO desenvolvido pela Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Paranaense de Canoagem, que objetiva a formação de atletas de Canoagem em toda a Costa Oeste do Paraná, visando a busca incessante do TALENTO DESPORTIVO para a representatividade brasileira nos eventos internacionais.

O objetivo é que este programa tenha vários núcleos de iniciação em toda a Costa Oeste do Paraná, os quais sempre receberão o nome de Projeto Meninos do Lago e seguirão a mesma metodologia de ensino embasada em materiais oferecidos pela Federação Britânica de Canoagem, Federação Espanhola de Canoagem e Confederação Brasileira de Canoagem, através de apostilas, mídias e outros materiais didáticos que foram traduzidos para o português objetivando dar condições de aprendizagem para os técnicos e atletas nacionais.          

A mesma metodologia e princípios básicos serão aplicados em todos os Núcleos de Iniciação (NI) instalados. O financiamento de cada um desses núcleos dependerá da captação de recursos que poderá ser realizado através das Leis de Incentivo Fiscal ao Esporte (Estadual e Federal) com projetos elaborados de acordo com a realidade da comunidade local. Esse trabalho de elaboração e aprovação dos projetos junto ao Ministério do Esporte, em Brasília, ou na Secretaria Estadual, caberá à Proponente e Confederação Brasileira de Canoagem, entretanto, isso somente será efetivado se houver a apresentação da carta de compromisso do patrocinador que deverá ser providenciado pelo município lindeiro interessado.    

 

PROJETO MENINOS DO LAGO - NÚCLEO DE INICIAÇÃO VILA C e BAIRRO MORUMBI

 

Com o lema de  “pensar   grande,  começar pequeno e agir rápido”  as atividades foram formalizadas inicialmente nos Núcleos de Iniciação da Vila C (80 atletas) e Morumbi (20 atletas) na Cidade de  Foz  do  Iguaçu,  no ano  de 2009. O Projeto Meninos do Lago que comporta estes dois núcleos de iniciação, é patrocinado pela ITAIPU BINACIONAL, com verba oriunda da rúbrica social da empresa, de forma que para estas ações outros valores diferentes do desportivo são tão ou mais importantes que as medalhas conquistadas. Obviamente que a Federação Paranaense de Canoagem jamais deixou de lado a sua missão, porém teve que adaptar,  entender e acatar os objetivos sociais extremamente louváveis da grande Patrocinadora.


Este Projeto atende no contraturno escolar 100 atletas entre 07 a 18 anos, estudantes da rede pública de ensino, dos bairros da Vila C e do Morumbi, na Cidade de Foz do Iguaçu. A formação aqui é para a modalidade de Canoagem Slalom e as atividades são desenvolvidas no Canal Itaipu, dentro da área de segurança máxima da Itaipu Binacional.

 

 

PARA OUTROS NÚCLEOS DE INICIAÇÃO A SEREM CRIADOS

 

Diferentemente  de  todos  os  trabalhos  até  hoje  desenvolvidos  na canoagem brasileira, o Programa terá  um  direcionamento  bastante  claro  para  a  manifestação do desporto de rendimento de modo não-profissional. As experiências e os números disponibilizados nas associações de canoagem hoje cadastradas no Brasil,  autorizam  a  afirmar  que  os  reflexos  desse  Projeto  serão  também de cunho social e ambiental,  todavia, o foco principal  das  atividades  será  sempre  a procura insaciável do TALENTO.

Este TALENTO detectado,  independentemente  se  for  de  origem  nobre  ou  pobre, da raça branca ou negra, alto ou baixo,  receberá  atenção  especial  e, em  um  futuro próximo,  deverá  compor  as   Seleções Nacionais de Canoagem,  responsáveis pelas representações do País nos eventos internacionais.
Para que um projeto desportivo no Brasil realmente tenha eficácia, principalmente quando se tratar de modalidades   não  convencionais,  como é  o  caso  da  canoagem,  será  necessário   primeiramente   um aculturamento  sobre  a  atividade  para  depois  buscar a massificação.  Ciente  de  que cultura  se  adquire  na  escola  bem como  a massificação se consegue através da participação efetiva de alunos,  a  Proponente  pretende  o aproveitamento das estruturas municipais de  ensino para  inserir  a  canoagem  com  aproveitamento  das crianças e jovens  em  atividades  desenvolvidas  no contraturno escolar.
Os  centros  formados   serão  denominados  de   “Núcleo de Iniciação”  e terão como objetivo  a Descoberta do  talento para abastecimento  da  “Equipe Principal”. Esta Equipe será composta  por  vinte  jovens que serão separados pelas categorias existentes de acordo com o Regimento Interno.

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique