Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Not�cias

Programa de Aprendizagem

26/07/2020

Durante a segunda quinzena de julho os profissionais do Projeto Meninos do Lago, bem como alguns atletas participaram das filmagens de novos vídeos que deverão ser introduzidos nas apostilas do novo Programa de Aprendizagem que será oferecido pela Confederação Pan-americana de Canoagem a todos os países filiados.

 

A metodologia de trabalho será a mesma desenvolvida em Foz do Iguaçu para os níveis branco, amarelo e verde. Para o nível azul, a COPAC reuniu um grupo de estudiosos que estão desenvolvendo vários programas de treinos que serão disponibilizados de acordo com as características gerais de cada grupo interessado.

 

Em síntese a intenção da COPAC será a mesma de Foz do Iguaçu que é melhorar tecnicamente a iniciação do esporte através de um programa comum a todos os núcleos bem como aumentar consideravelmente o número de atletas inserindo a prática de Canoagem Slalom e Caiaque Polo em pequenas piscinas ou lagos.

 

“Com o aumento significativo do número de atletas em Foz do Iguaçu, após o Município ter cedido algumas piscinas para a implantação da canoagem, percebemos que se não houver uma metodologia própria, onde os professores tenham que seguir de forma constante, o tempo de aprendizagem bem como a qualidade na execução dos fundamentos ficam muito díspares. Por esse motivo, foi necessário criarmos apostilas unindo fundamentos da Canoagem Slalom e do Caiaque Polo que em nenhum outro local do mundo se faz. O rápido resultado na aplicação desse novo método do trabalho foi bastante animador, a ponto da COPAC eleger como o ideal para todo o Continente. Infelizmente a pandemia paralisou ou trabalhos, mas estamos convictos que continuará sendo um sucesso” – Explicou Argos Gonçalves Dias Rodrigues, Autor das apostilas.

 

Para a Professora Mayara Cordeiro, o ano está sendo bastante interessante para os treinadores, pois, pela primeira vez, estão tendo o tempo necessário para a capacitação.

 

“Estou no Projeto desde o ano de 2009 e nunca tivemos tempo para fazermos capacitações técnicas. Agora estamos revisando tudo que já havíamos aprendido e além disso, colocando em nossos currículos uma modalidade que não conhecíamos que é o Caiaque Polo e que, sem dúvida, ajudará muito no aprendizado da própria Canoagem Slalom. Os fundamentos básicos são praticamente os mesmos e a piscina se torna um local de muita segurança para as nossas crianças”.

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique