Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom de Piraju foi um sucesso

20/09/2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iran Schleder
Comunicação CBCa
imprensa@cbca.org.br

Fotos: Michel Alves – WMF

 

 

 

Evento reforça o trabalho de desenvolvimento que vem sendo feito em busca de talentos na modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016

 

 

A promessa de disputas intensas na Canoagem Slalom foi cumprida no rio Paranapanema, em Piraju, no interior paulista. Mais de 100 canoístas de diversas partes do Brasil disputaram neste fim de semana a 4ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom e os resultados animaram os organizadores do evento e dirigentes da modalidade.

 


Os canoístas da cidade mostraram conhecimento do rio e obtiveram bons resultados. Tanto na categoria Iniciante quanto na Principal os melhores tempos de descida foram de atletas de Piraju. O grande destaque ficou por conta do atleta Anderson dos Santos Oliveira, da Associação Pirajuense de Esportes Náutico (APEN), com o tempo de 86.402 no K1 Masculino Junior. O segundo melhor tempo na Principal foi de Ricardo Taques, da Associação Tomazinense de Canoagem (ATOCA), com a marca de 89.320 no K1 Masculino Sênior; e o terceiro foi de Charles Fernando Correa (APEN), com 89.910 no K1 Masculino Junior. Na categoria Iniciante o melhor tempo foi marcado pelo jovem Wesley Natanael (APEN) com 32.750 no K1 Masculino Junior em pista especialmente adaptada para a categoria.


Rio Paranapanema teve um ótimo nível de água neste último fim de semana

 

Segundo Argos Gonçalves Dias Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, além da beleza do Rio Paranapanema, trata-se de uma das pistas mais técnicas do Brasil e com toda certeza a pista com maior volume de água.

 


“Trabalhamos nesse final de semana com 190 m3/s, que é muito superior à média internacional de 10 m3/s, o que proporcionou aos atletas e ao público fortíssimas emoções. Essa etapa foi fundamental para o Planejamento Estratégico Rio 2016, pois aqui deveremos promover treinamentos anuais para os principais canoístas brasileiros, principalmente da categoria júnior, onde necessitam aprender a remar nestas condições”, comemorou.

 

A reestruturação da Canoagem Slalom do Brasil passa por diversas fases e objetivos. Entre eles está a universalização da modalidade no país com a implementação de novas escolas de canoagem e com o fortalecimento das já existentes.


Atletas de Piraju têm se destacado nos eventos nacionais e internacionais neste ano.

 

De acordo com Luiz Augusto Merkle, supervisor da modalidade na CBCa o mistério do 4º lugar conseguido no Campeonato Mundial Júnior há dois meses pelos atletas de Piraju começa a ser desvendado com essa etapa da Copa Brasil.

 

“O rio Paranapanema realmente é muito técnico e de difícil navegabilidade e com isso, aliado a uma boa estrutura promovida pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju, os atletas locais têm todas condições de serem os melhores do mundo. Gostaríamos de externar os nossos parabéns para a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, pelo excepcional trabalho desenvolvido até aqui”, ressaltou.

 

Em Piraju foi disputada a última etapa da competição na categoria Principal (Sênior, Júnior, Cadete e Máster), contudo o campeão geral do circuito brasileiro de Canoagem Slalom só será definidos após o término do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, marcado para 13 e 14 de novembro, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul. Já na categoria Iniciantes o líder do ranking será definido após a 5ª Etapa da Copa Brasil, exclusivamente disputada este ano para a categoria de base e marcada para ocorrer nos dias 5 e 6 de dezembro, em Salmourão, no interior de São Paulo.


O grande aumento de atletas, principalmente na categoria Iniciante, tem sido muito comemorado pelos dirigentes.

 

A 4ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, também válido como 4ª Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem Slalom, foi organizada pela Federação Paulista de Canoagem e Prefeitura Municipal de Piraju/SP por meio de sua Secretaria de Turismo, e contou com o apoio e supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem.

 

Todos os resultados estão disponíveis no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/resultados/eventos_id/291

Confira mais informações sobre o evento no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/291/paginas_id/291
 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique