Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Foz do Iguaçu é palco do Campeonato Pan-americano de Rafting

19/08/2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reconhecida mundialmente por suas belezas naturais cidade paranaense também se firma como um dos principais pontos para a prática do rafting no continente americano

Iran Schleder
Comunicação CBCa
imprensa@cbca.org.br

De 20 a 22 de agosto a cidade de Foz do Iguaçu/PR será palco mais uma vez de um evento de grande porte realizado pela canoagem brasileira. Desta vez trata-se do Campeonato Pan-americano de Rafting 2010, evento que reúne a partir de amanhã os melhores atletas da modalidade de todo o continente americano, com disputas programadas para acontecer na pista artificial de canoagem da Itaipu Binacional e nas Cataratas do Iguaçu.

São 98 atletas de sete países americanos (Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Paraguai, Canadá e Venezuela) que disputarão o campeonato mais importante do calendário continental da modalidade. A abertura oficial do evento acontecerá às 19h, no Mirante do Canal Itaipu, nas dependências da Itaipu Binacional com a presença de todos os atletas, dirigentes, autoridades, imprensa.



O supervisor do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Denilson de Lima, enfatiza a presença da equipe brasileira Alaya Bozo D´Água. “O Brasil é o atual bicampeão mundial e vem dominando os eventos internacionais da modalidade nos últimos anos. Certamente será um evento que confraternizará todos os atletas do continente”, destacou.

Além do show de habilidade dos atletas o público também terá um espetáculo à parte. No dia 22 o campeonato será realizado nas Cataratas do Iguaçu, um dos principais cartões postais brasileiros. Já no dia 20 e 21 as provas do Pan-americano serão feitas no Canal Itaipu, canal artificial de canoagem da América Latina avaliado como um dos dez melhores do mundo para a prática do Rafting e da Canoagem Slalom.

“Foz do Iguaçu possui hoje uma das melhores infra-estruturas para a implantação de projetos de canoagem do mundo. Além de um clima extremamente favorável o ano todo, a Itaipu Binacional construiu o Canal Itaipu, palco do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom 2007 e hoje uma referência mundial. Esse fator aliado à magnitude das corredeiras existentes no Rio Iguaçu transforma o município no paraíso da canoagem  e um palco fantástico para a modalidade do Rafting internacional. Isso tudo habilita a cidade a receber o Mundial de Rafting 2014, nossa principal meta”, observou Argos Rodrigues, superintendente da CBCa.



O Campeonato Pan-americano de Rafting 2010 tem patrocínio máster da Itaipu Binacional, com apoio do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. A realização do evento é da Confederação Brasileira de Canoagem com supervisão da Federação Internacional de Rafting.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Iniciantes

Além de receber o Campeonato Pan-americano de Rafting 2010 em agosto Foz do Iguaçu também sediará nos dias 27 e 28 de agosto o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Iniciantes. A expectativa também é positiva para este evento, com a possibilidade de recorde de inscritos. São esperados 120 jovens atletas vindos de estados como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

Parte dos competidores será formada por adolescentes do Projeto Meninos do Lago, uma parceria da Itaipu e Confederação Brasileira de Canoagem que tem como objetivo principal a revelação de novos talentos da canoagem visando os Jogos Olímpicos de 2016.


O que: Campeonato Pan-americano de Rafting 2010
Quando: 20 a 22 de agosto de 2010
Onde: Itaipu Binacional (Canal Itaipu) e Parque Nacional do Iguaçu (Rio Iguaçu)

Como são disputadas as provas de Rafting
Um campeonato de rafting consiste em quatro provas somando 1000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas as provas: Tiro ou Sprint valendo 100 pontos e Sprint Paralelo ou Head to Head valendo 200 pontos. No segundo dia é disputada a prova de Slalom valendo 300 pontos e no terceiro dia a prova de Descenso ou Down River valendo 400 pontos. O vencedor é aquele que acumula a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.

Site Oficial do evento:
www.cbca.org.br/rafting201

Contatos:
Argos Rodrigues
Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem
Fone: +55 (41) 8865.1773 begin_of_the_skype_highlighting              +55 (41) 8865.1773      end_of_the_skype_highlighting
argos@cbca.org.br

Denilson de Lima
Supervisor do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem
Fone: +55 (11) 7711.4372 begin_of_the_skype_highlighting              +55 (11) 7711.4372      end_of_the_skype_highlighting
denirafting@cbca.org.br

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique