Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Seleção Brasileira Júnior de Canoagem Slalom – Um embarque emocionante

19/06/2010

 

Embarcou nesse dia 19 de junho para La Seu d´ Urgell, na Espanha, a Seleção Brasileira Júnior que representará o Brasil na Copa do Mundo de Canoagem Slalom, em La Seu d´ Urgell, na Espanha, nos dias 26 e 27 de junho. Todos os atletas e o próprio técnico da Seleção Nacional pertencem ao Projeto Meninos do Lago, desenvolvido pela Federação Paranaense de Canoagem em parceria com a Itaipu Binacional, na Cidade de Foz do Iguaçu.
 
Essa Equipe está composta pelos atletas Leonardo Lucas Curcel (C1), Felipe Borges da Silva (C2), Fábio Scchena Dias Rodrigues (C2) e Pedro Henrique Gonçalves da Silva (K1), que estarão sob o comando do técnico Antonio Alves dos Santos.
 
“Mesmo com idade entre 16 e 17 anos, esses atletas estarão representando o Brasil nesta etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom da modalidade Sênior, que servirá apenas como preparação ao Campeonato Mundial Júnior a ser realizado de 07 a 11 de julho na Cidade de Foix, na França. Sem nenhuma ou com pouquíssima experiência internacional, esses meninos estarão participando entre os melhores canoístas do planeta sem conhecimento do local da competição e dos próprios barcos que vão utilizar. Por esse motivo, não devemos esperar que estejam entre os primeiros desse evento. Será apenas o primeiro passo de um Planejamento Estratégico visando os Jogos Olímpicos de 2016” – relatou o técnico Antonio Alves dos Santos.
 
Essa equipe receberá a companhia de outros atletas brasileiros para o Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Slalom, onde o Brasil, pela primeira vez na história, estará representado em todas as categorias oficiais.  Esse evento será realizado de 07 a 11 de julho, na Cidade de Foix, na França. Os demais representantes brasileiros deverão embarcar no dia 28 de junho, acompanhados do Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues e do Fisioterapeuta Anderson Kirihara, ambos de Foz do Iguaçu.
 
Os atletas que formarão a Equipe Nacional no Campeonato Mundial Júnior são:
 
MODALIDADE  - K1 masculino
 
·         Pedro Henrique Gonçalves da Silva – 17 anos (de Piraju, mas residindo e treinando em Foz, no Projeto Meninos do Lago);
·         Anderson dos Santos Oliveira – 18 anos (Piraju)
·         Charles Fernando Correia – 17 anos (Piraju)
 
 MODALIDADE – C1 masculino
 
·         Leonardo Lucas Curcel – 16 anos (Foz do Iguaçu – Meninos do Lago)
·         Felipe Borges da Silva – 16 anos (Foz do Iguaçu – Meninos do Lago)
·         Rafael Franceschetti Béllio – 17 anos (Foz do Iguaçu – Meninos do Lago)
 
MODALIDADE – C2 masculino
 
·         Felipe Borges da Silva – 16 anos (Foz do Iguaçu – Meninos do Lago)
·         Fábio Scchena Dias Rodrigues – 17 anos (Foz do Iguaçu – Meninos do Lago)
 
MODALIDADE – K1 e C1 feminino
 
·         Silvia Gnadt – 17 anos (Primavera do Leste)
 
 
A participação dessa Equipe no Mundial Júnior é de extrema importância para a Canoagem Slalom brasileira, pois serão esses atletas que possivelmente estarão disputando as vagas para os Jogos Olímpicos de 2016. Ou seja, estar no meio dos futuros atletas olímpicos e adversários é o primeiro passo para que o Brasil possa vislumbrar algo a mais do que uma simples representação no Rio de Janeiro. Sem dúvida, graças ao treinamento no Canal Itaipu, o Brasil conseguiu montar uma boa equipe júnior. Ainda longe dos patamares europeus, mas muito melhor do que a realidade nacional nesses 10 últimos anos.
 
Segundo o Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz, “Para o desenvolvimento do Projeto Meninos do Lago, a participação de colegas na Seleção Nacional motiva ainda mais aqueles que realmente vislumbram no esporte uma possibilidade de crescimento intelectual, físico e social. Esses atletas da Seleção Nacional se transformam em “ídolos” para a geração mais nova que passará a se esmerar nas suas atitudes para conseguir resultados semelhantes ou ainda melhores”.
 
 
IMPRENSA 26 - ASCOM 
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique