Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Capacitação em resgate com a Rescue 3

03/05/2019

 

Aconteceu nos dias 1º e 2 de maio a primeira etapa da capacitação em resgate dos professores do Projeto Meninos do Lago, realizado em Foz do Iguaçu, o qual disponibiliza 600 vagas para crianças e jovens da rede pública de ensino para o aprendizado das modalidades desportivas de Canoagem Slalom e Caiaque Polo. Trata-se de ação promovida pelo Instituto Meninos do Lago, desde o ano de 2009, com apoio financeiro da Itaipu Binacional.

 

O curso ministrado pelo Diretor Técnico da empresa Água Selvagem Rescue 3 Brasil, Thomas Schörner, foi dividido em duas etapas. A primeira em dois dias visando o aprendizado de nós e sistemas de redução, bastante importantes para o resgate em águas brancas (corredeiras). No segundo semestre, serão mais três dias para a parte prática que deverá ser realizada em corredeiras. Os cursos básicos e avançados do Rescue 3 internacional em resgate de inundação e água é reconhecido como o melhor do mundo: https://rescue3.com/

 

Para o instrutor Angel Cardozo Sanches que participa do Projeto há mais de 8 anos, a renovação do seu certificado internacional é muito importante para a segurança das atividades dos atletas nos rios caudalosos em que participam de eventos por todo o Brasil:

 

“Essa renovação do Certificado Internacional deve ser realizada a cada dois anos e distingue aqueles que têm realmente capacitação para atendimentos em águas mais rápidas e aqueles que apenas se julgam aptos a enfrentarem grandes corredeiras em situações de perigo. Já fiz esse curso outras vezes e a cada vez aprendo mais. Graças à Deus nunca foi preciso utilizar desses conhecimentos para auxiliar nossos atletas, porém, se um dia for necessário, desejo estar pronto para a ação”.  

 

 

Dez professores do Projeto participaram do Curso e outros dois atletas que poderão auxiliar em água caso haja necessidade de aproximação mais rápida até a vítima, em momentos específicos onde a chegada através de caiaques possa ser mais rápida e eficaz no resgate. Um dos atletas a realizar foi Fábio Scchena Dias Rodrigues, integrante da seleção brasileira, que comentou:

 

“A gente vê a todo momento na televisão, em situações de inundações e resgate em corredeiras, bombeiros e voluntários sofrendo horrores para atravessar correntes que para nós que praticamos isso todos os dias, parece atividades bastante simples. É evidente que os locais onde praticamos a canoagem possuem certa previsibilidade que não é uma constante em casos de inundações, porém os fundamentos de travessia são os mesmos, ou seja, um atleta de alta performance de canoagem slalom muito provavelmente terá muito mais facilidade de chegar à vítima com suas embarcações do que uma pessoa com nenhum ou muito pouco preparo em corredeiras. O maior problema para nós me parece que não é o simples contato com a vítima, mas sim o que fazer depois disso, e hoje estou aprendendo coisas que jamais imaginava serem possíveis”.

 

 

 

 

Os instrutores que participaram do Curso foram:

 

   1    Angel Cardozo Sanchez

2-      Mayara Cordeiro Lapczyk

3-      Wallan Patrick de Carvalho

4-      Luiz Augusto Mazine dos Santos

5-      Caroline Valiati Rothhaar

6-      Matheus Ferreira de Campos

7-      Thiago Silva Guimarães

8-      Alexandre Berghahn

9-      Natália de Freitas Sapia

10-   Gustavo Louzada

11-   Fábio Scchena Dias Rodrigues

12-   Lucas Lemes Diniz filho

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique