Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Brasileiros garantem bons resultados nas classificatórias do Pan e o Sul-americano de Canoagem Slalom

20/10/2017
Mapelli foi o barco mais rápido do dia e Omira Estácia a melhor entre as mulheres
 
No primeiro dia de competições no Campeonato Pan-americano e Sul-americano de Canoagem Slalom, em Turrialba na Costa Rica, o Brasil conseguiu bons índices nas classificatórias do evento. Destaque para Guilherme Mapelli que foi o barco mais rápido do dia, e para Omira Estácia que garantiu a melhor colocação tanto na canoa quanto no caiaque. Neste sábado (21) acontecem as disputas pelas semifinais e também as provas por equipes.
 
O K1 Masculino teve domínio brasileiro tanto na categoria Sênior quanto na Júnior. Guilherme Mapelli foi o mais rápido da classificatória completando o percurso em 85.87 segundos, o melhor tempo da prova e do dia. “Acho que fiz uma boa prova, ainda estava cansado da viagem e não havia dormido muito bem durante a noite, mas consegui dar o meu melhor.” Comenta Mapello. Já Guilherme Rodrigues foi o mais rápido na categoria Júnior, Rodrigues finalizou o percurso em 88.79 segundos. “A pista tinha muitas pedras, foi um pouco complicado, mas foquei bastante e me mantive bem psicologicamente para buscar o resultado”, comemora o atleta
 
O destaque feminino ficou com Omira Estácia, na categoria K1 Feminino Júnior sua prova foi limpa sem penalidades e cruzou as 18 balizas em 99.64s. Já na disputa do C1 Feminino Júnior ela teve uma penalidade ao cruzar a porta 14, mas mesmo assim conseguiu ser a mais rápida da canoa com 113.18 segundos. “Estou bem confiante, quero continuar fazendo descidas rápidas e, principalmente, sem tocar nas balizas. Gostei dos meus resultados”, esclarece.
 
Nas provas do C1 Masculino, Felipe Borges foi o brasileiro mais rápido e garantiu a terceira posição da classificatória (94.57s) ficando atrás americano Zachary Lokken e do argentino Sebastian Rossi. Pela categoria Júnior o brasileiro Gustavo Selbach Júnior fez o segundo melhor tempo (103.83s).
 
Estreia do K1 Extremo no Pan
 
Pela primeira vez a prova do K1 Extremo foi disputada no Campeonato Pan-americano, e logo na estreia Renan Soares e Guilherme Loredo garantiram a classificação brasileira na categoria masculina. Já entre as mulheres as duas representantes nacionais serão Omira Estácia e Beatriz da Motta que participarão das semifinais e finais, disputadas no domingo (22).
 
Disputa das semifinais e provas por Equipes neste sábado
 
Os 18 atletas brasileiros conseguiram classificação para disputar as semifinais neste sábado (21), as provas iniciam às 13h23 pelo horário de Brasília. Além das semifinais, também serão realizadas as disputas por equipes pelo K1, C1 Masculino e Feminino e nas categorias Sênior e Júnior. A competição está sendo transmitida ao vivo pela internet através do canal do youtube da ICF – Federação Internacional de Canoagem, clique aqui.
 
 
 
 
Equipe Brasileira na Costa Rica
 
Equipe Técnica
Antônio Carlos Pinto – Chefe de Equipe
Ricardo Martins Taques – Técnico
Diorgines Antunes da Silva – Fisioterapeuta
Gustavo Chaves Brandão – Preparador Físico
 
Atletas
Guilherme Marcello Mapelli
Renan Henrique Soares
Felipe Borges da Silva
Leonardo Lucas Curcel
Bruno Cataldo Cruz
Marina Souza Costa
Fabio Scchena Dias Rodrigues
Guilherme Henrique Valentim de Loredo
Lucas Faria Boretti
Guilherme Eduardo do Espírito Santo
Thiago Saldanha Serra
Pedro Henrique Avansi Aversa
Guilherme Schena Dias Rodrigues
Murillo Guilherme da Silva Sorgetz
Daniel Negrão Carrasco
Gustavo Selbach Junior
Kauã Luiz Amaral da Silva
Omira Maria Estacia Neta
Beatriz De Paula Simões Da Motta
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique