Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Ana Sátila ganha ouro em etapa italiana da Copa do Mundo de Canoagem

04/09/2017

A modalidade, que é nova na Canoagem Slalom, já está rendendo bons frutos. Ana Sátila venceu a disputa e levou o ouro inédito.

A quarta etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, disputada no último fim de semana em Ivrea, na Itália, rendeu medalha de ouro inédita para a brasileira Ana Sátila, no K1 Extreme Feminino, modalidade que entrou no circuito de competições internacionais da canoagem em 2016. Além da vitória, a atleta chegou a outras duas semifinais. Ana é atleta do Instituto Meninos do Lago (Imel), que conta com o apoio da Itaipu. “Estou muito feliz, muito obrigado a todos pela torcida. Vou continuar sempre dando o meu melhor para conquistar bons resultados para o Brasil”, agradeceu.

No K1 Extreme, a atleta disputou a final com as americanas Sage Donnelly e Tracy Hines e a tcheca Amalie Hilgertova. Na modalidade, a fase classificatória é composta por baterias de tomadas de tempo. As semifinais e finais são realizadas com quatro embarcações descendo simultaneamente um percurso com balizas. Sem contabilidade do tempo, vence quem chega primeiro ao fim da prova.

No sábado (2), a atleta disputou a semifinal no C1 Feminino. A arbitragem, porém, incluiu uma penalidade máxima, alegando que ela não passou pelo obstáculo dez. Com o tempo final de 177.65 segundos, Ana ficou na 26ª posição, sem classificação para final. No domingo (3), antes da final da K1 Extreme, a jovem disputou a semifinal do K1 Feminino. Ela fechou a prova em 106.45 segundos, ficando em 12º lugar, também sem vaga na final.

Outros resultados

Quem também trouxe os melhores resultados para o Brasil foram os canoístas Pedro Gonçalves (Pepe) e Charles Côrrea. Na semifinal do K1 Masculino, Pepe chegou perto de estar na final de uma etapa da Copa do Mundo, pela primeira vez. “A pontinha do meu remo pegou na baliza 20. Se não fosse isso, eu estaria entre os dez. Estou trabalhando fortemente para conseguir chegar a tão sonhada final”, comenta o atleta, que ficou em 17º lugar.

Já Charles Corrêa foi à semifinal do C1 Masculino. Ele ficou em 25º lugar na classificação geral. “Tive alguns erros técnicos e estou analisando. Acredito que depois desta avaliação poderei buscar mais uma semifinal na Espanha [onde acontecerá outra etapa da competição]”.

Última etapa

Com o fim da fase italiana, as atenções dos atletas da canoagem slalom se voltam para a próxima etapa da competição. O evento será no próximo fim de semana, em La Seu d´Urgell, na Espanha. Nesta última etapa da Copa do Mundo, a equipe brasileira ganhará reforços. Estão a caminho da Europa os atletas Renan Soares, Leonardo Curcel e Omira Estácia, acompanhados pelo fisioterapeuta Diórgines Antunes.

Os brasileiros ficarão na Europa até o início de outubro onde também participarão do Mundial de Canoagem Slalom. A prova será em Pau, na França, entre os dias 27 de setembro a 1º de outubro.

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique