Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Itaipu promove curso de primeiros socorros e cuidados com animais peçonhentos

23/08/2017

Fonte JIE - Itaipu Binacional

A sexta-feira (18) foi dia de trocar o treinamento na água por valiosas lições de primeiros socorros e cuidados com animais peçonhentos, no RBV.

 

 

O Canal Itaipu e o reservatório são dois grandes centros de treinamento para os projetos Meninos do Lago e Velejar é Preciso – ambos desenvolvidos com o apoio da binacional. No entorno desses espaços, uma extensa área de preservação ambiental mantida pela empresa abriga diversos tipos de animais, reflexo da riqueza da biodiversidade local. Mas a natureza também pode induzir acidentes e, para minimizar os riscos, a Itaipu promoveu um curso de primeiros socorros e cuidados com animais peçonhentos, na sexta-feira (18), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).

Voltada a 20 técnicos e professores desses dois projetos, a capacitação foi promovida em conjunto pelas divisões de Educação Ambiental (MAPE.CD) e de Iniciativas de Responsabilidade Social (RSIR.GB). O bombeiro Márcio Rodrigo Marquetto, da Divisão de Segurança da Central (SEOC.AD), ministrou o curso – uma oportunidade para demonstrar aos responsáveis pelas equipes como se portar em diferentes situações, como, por exemplo, no caso de acidentes aquáticos, como afogamentos.

“Tudo foi desenvolvido de acordo com a necessidade deles”, disse Marquetto. “Pelas experiências dos técnicos em eventos que participaram, foram apresentadas as dúvidas, casos que ocorreram e dali fomos conversando”, explicou.

O conhecimento não ficará restrito aos treinadores. Cerca de 160 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, participantes dos dois projetos, devem assistir a uma palestra sobre o mesmo tema, nos dias 5 e 6 de setembro.


Márcio Marquetto ensina ténicas de primeiros socorros a Mayara Cordeiro, do Projeto Meninos do Lago.

A técnica do Projeto Meninos do Lago, Mayara Cordeiro, destacou a importância da atividade, principalmente nos cuidados que se deve ter em relação aos animais peçonhentos. “Lá [no Canal Itaipu] temos a arraia, cobras, aranhas, então é bom sempre estar lembrando como proceder caso aconteça algum acidente. [Com o curso,] Todos estamos preparados para qualquer emergência.”

Ainda segundo Mayara, nunca houve registros de acidentes com animais peçonhentos durantes os treinamentos e competições.


Encontrar animais peçonhentos na pista é comum, disse Jeferson Bitencourt. "Agora será possível cuidar e ajudar quando necessário."

Para Jeferson Bitencourt, que faz a manutenção da pista para a equipe de canoagem slalom, o modo de agir quando se deparar com um acidente, seja no lago ou até fora dele, foram os grandes ensinamentos. “Os animais peçonhentos são facilmente encontrados na nossa área e agora será possível cuidar e ajudar quando necessário, assim como manusear a vítima, para que não haja consequências posteriores.”

O presidente do Instituto Meninos do Lago (Imel), Argos Gonçalves Dias Rodrigues, agradeceu assistência dada pela Itaipu aos projetos, que faz a diferença no trabalho realizado no País. “Para nós é um benefício muito grande esse curso, pois com ele fazemos uma gestão de risco e isso é fundamental para qualquer projeto esportivo."


Argos Rodrigues destacou o apoio da Itaipu aos dois projetos. "É um benefício muito grande."

Rodrigues destacou, ainda, a utilidade do curso para todos que fazem parte do projeto. “Tomara que não seja necessário utilizar as técnicas aqui aprendidas, mas, se preciso, nosso pessoal estará preparado para atender."

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique