Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Brasil se classifica para seis finais no Mundial Foz 2015

24/04/2015
 
Finalíssimas serão transmitidas neste sábado e domingo, das 10h30 às 12h, ao vivo nos canais SPORTV
 

 

O Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23 2015 segue consagrando a nova geração mundial de canoístas no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Nesta sexta-feira foram disputadas todas as semifinais da competição e os brasileiros garantiram presença em seis finais do principal evento internacional da categoria. Sábado e domingo acontecem as disputas por medalha que terão transmissão ao vivo pelos canais SPORTV das 10h30 às 12h.
 
Nas semifinais de hoje passaram para as finais os dez melhores tempo de todas as categorias. Segundo a avaliação do técnico da equipe brasileira, Ettore Ivaldi, o Brasil conquistou o objetivo de chegar à todas as finais no Sub-23.
 
“No K1 chegamos com três atletas, um resultado surpreendente para Canoagem Brasileira. E também Ana Sátila,  confirmada nas duas categorias (C1 e K1) que não estavam fáceis. Um resultado muito positivo. Enfim, conseguimos o objetivo de chegar em todas as finais. Final é diferente, estamos aqui e vamos ver o que acontece", comemorou.
 
Semifinais Sub-23
A primeira semifinal disputada no dia foi no C1 Masculino Sub-23, vencida pelo tcheco Lukas Rohan com o tempo limpo (sem penalidades) de 91.95 segundos. O brasileiro Felipe da Silva também se classificou para a final da categoria.
 
"Aconteceu de tudo nessa prova. A pista está técnica, tive umas faltas bobas, que me prejudicaram, mas acho que na final posso fazer um tempo mais baixo", comentou Felipe.
 
Contudo, a grande demonstração do dia ficou por conta do argentino Sebastian Rossi. Na sua descida ele quebrou o remo logo no começo da prova e fez todo o percurso usando apenas os braços levantando a torcida que estava presente no evento. "Não entendi direito o que aconteceu. O remo quebrou no princípio da prova. Não tinha muito o que fazer. Pensei nas pessoas que vieram assistir ao espetáculo e fui remando com as mãos mesmo. Resta agora competir no C2", lamentou Rossi. 

 
Depois foi a vez das mulheres do C1 Feminino Sub-23 e a britânica Kimberley Woods mostrou novamente que está muito concentrada na competição. Ela marcou o melhor tempo da prova com 102.24 segundos. A brasileira Ana Sátila classificou-se para a final na segunda posição da semifinal.
 
"Eu gostei mais desta pista com relação a da eliminatória. Ela está fluída, a gente consegue colocar mais velocidade. Hoje na semifinal foi um bom começo, agora vou preparar para final", comentou Ana.
 
Na sequência aconteceram as provas de caiaque Sub-23 e na semifinal do K1 Masculino o Brasil mostrou força na competição classificando três  barcos para a finalíssima: Fábio Rodrigues (4o.), Guilherme Mapelli (6o.) e Pedro da Silva (7o.). O melhor tempo da semifinal foi marcado pelo espanhol David Llorente com 86.63.
 
"Temos muita chance de medalha com três brasileiros na final. Treinamos juntos nos últimos meses. Acho que posso fazer um tempo melhor na final ", comentou Fábio.
 
Pedro da Silva, o Pepê, também ressaltou a presença inédita de três brasileiros na final. "Para quem é de fora é surpresa, mas para nós que trabalhamos diariamente aqui em Foz, neste projeto que tem um superestrutura, não é. Agora é uma descida e todo mundo brigando por medalha", comenta.
 
No K1 Feminino Sub-23 a brasileira Ana Sátila também garantiu presença na final com a conquista do 5o lugar da semifinal em que a eslovena Ajda Novak ficou com o melhor tempo com 95.51.
 
Para fechar a manhã as três duplas brasileiras que disputaram a semifinal do C2 Masculino Sub-23 passaram para a final. Pedro Aversa e Rafael de Souza ficaram em 4o, Felipe da Silva e Fabio Rodrigues em 7o e Charles Correa e Anderson Oliveira fecharam em 2o lugar. O melhor tempo foram dos poloneses Michal Wiercioch e Grzegorz Majerczak com 101.40 segundos.
 
Eliminatórias Junior
No período da tarde aconteceram as provas da categoria Junior e o jovem eslovaco Marko Mirgorodsky foi quem se abriu as disputas levando a melhor no C1 Masculino Junior com o tempo de 95.13. No C1 Feminino Junior o melhor tempo foi da austríaca Nadine Weratschnig com 112.53.
 
No caiaque domínio francês nas semifinais. No K1 Masculino Junior o francês Malo Quemeneur marcou o melhor tempo da semifinal (89.91) e no K1 Feminino Junior a francesa Camille Prigent levou com 100.22.
 
Na categoria Junior o Brasil garantiu vaga para a final no C2 Masculino Junior com duas embarcações: Maicon de Borba e Carlos Moraes em 5o lugar e os gêmeos Welton e Wallan de Carvalho em 6o. Os melhores da prova foram os franceses Guillaume Graille e Lucas Roisin com o tempo de 106.45 segundos.
 
Diretor e Conselheiro de Itaipu visitam o Mundial
Nelton Miguel Friedrich, diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu, e Luiz Pinguelli Rosa, conselheiro da binacional, estiveram nesta sexta-feira no Canal Itaipu para acompanhar o evento. 
 
"Isso aqui é um espetáculo, afinal as águas que são tão necessárias à vida possibilitam o desenvolvimento de talentos, a riqueza de uma competição de caráter internacional, presença em televisões nacionais e internacionais da área esportiva, na Internet. Em outras palavras, os canais que possibilitam a migração do peixe, se transformam numa passarela para a canoagem do mundo inteiro", afirma o diretor da Itaipu Nelton Friedrich. 
 
Friedrich elogiou o desempenho da equipe brasileira de Canoagem Slalom e exaltou a parceria. "Isso é uma demonstração de que quando temos parceria e objetivos a gente alcança e está aqui a presença da canoagem com finalistas em todas as provas do Sub-23", conclui.
 
Finais com transmissão nos canais SPORTV
Neste sábado começam as disputas das finais do Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23 em Foz do Iguaçu. Durante a manhã acontecerão as finalíssimas do C1 Masculino, C1 Feminino e K1 Masculino, no Sub-23 e no Junior. À tarde estão marcadas as finais por equipes nas mesmas categorias disputadas durante a manhã.
 
Os canais SPORTV transmitem ao vivo para todo o país as finais das 10h30 às 12h. O evento também tem transmissão de todas as provas pela internet para todo mundo. 


 
O evento é patrocinado pelos apoiadores da Canoagem Brasileira, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Itaipu Binacional, GE e Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com a realização da Federação Internacional de Canoagem, Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Paranaense de Canoagem.
 
 
Site Oficial do evento:
 
Live Results:
 
Live Stream:
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique