Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Ana Sátila conquista a medalha de bronze no Mundial Junior & Sub-23

20/07/2013

 

 
Jovem brasileira se destaca no C1 Feminino Junior e garante o terceiro melhor tempo da final da categoria na Eslováquia
 


 

A Canoagem Brasileira teve um resultado histórico, neste sábado, no Campeonato Mundial Junior & Sub-23 de Canoagem Slalom que acontece até amanhã na Eslováquia. A jovem canoísta Ana Sátila, de apenas 17 anos e representante do Brasil em Londres 2012, continua colecionando bons resultados em sua carreira. Sua última conquista aconteceu, hoje, na final do C1 Feminino Junior, ao garantir a medalha de bronze para o Brasil na competição que envolve mais de 500 atletas de 45 países.
 
Ana, única atleta de fora da Europa na final do C1 Feminino Junior, terminou a prova com o tempo de 145.43 segundos, 2.19 segundos atrás da campeã, a alemã Karolin Wagner com 143.24, e também muito perto da segunda colocada, a tcheca Anna Koblencova (145.43).
 
A brasileira, descoberta pela Confederação Brasileira de Canoagem em Primavera do Leste (MT), compete tanto no C1 quanto no K1 com grande versatilidade, demonstrando alto nível em ambas as categorias. Seus desempenhos em competições internacionais desperta a atenção de países tradicionais na Canoagem Slalom como uma das atletas a se acompanhar em eventos de alto nível até 2016.
 
Ana e os demais atletas da Seleção Permanente de Canoagem Slalom do Brasil, residentes no Centro de Treinamento em Foz do Iguaçu (PR), são treinados pelo técnico italiano Ettore Ivaldi, ex-canoísta medalhista de bronze no K1 por equipes do Campeonato Mundial de 1989 e contratado pelo Brasil para elevar o nível técnico dos canoístas brasileiros rumo ao Rio 2016.
 
O resultado de hoje vem de encontro com o planejamento traçado pela CBCa em tornar o esporte um forte concorrente por medalhas nos próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.
 
“Com o apoio dos nossos parceiros, principalmente do BNDES, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Itaipu Binacional, nós estamos conseguindo proporcionar as melhores condições de treinamento e de participação em eventos internacionais para nossos atletas. Esse resultado conquistado aqui na Eslováquia nos mostra que estamos no caminho certo deste objetivo”, destacou o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner.
 
O investimento do Brasil nas Equipes de Base é avaliado agora no Mundial Júnior e Sub-23. Há três anos a Confederação Brasileira de Canoagem criou o projeto Selo de Qualidade pensando no Campeonato Mundial Junior & Sub-23 de 2015, que será realizado em Foz do Iguaçu e nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Todos os canoístas brasileiros vêem sendo preparados para representar o Brasil nestas importantes competições nos próximos anos e possivelmente serão os representantes brasileiros no Mundial Junior & Sub-23 em 2015, no Brasil.
 
A primeira medalha brasileira em Mundial Junior de Canoagem Slalom foi conquistada pelo canoísta gaúcho Gustavo Selbach, bronze no K1 Masculino do Mundial da Noruega, em 1992.

 
Finais no C2 Masculino Sub-23 e K1 Masculino Sub-23 por equipes
Os canoístas brasileiro Anderson Oliveira e Charles Correa disputaram neste sábado a finalíssima do C2 Masculino Sub-23, mas devido a um problema em sua descida viraram a embarcação e não conseguiram terminar a prova que foi dominada pelos tchecos. O ouro ficou com a dupla formada por Lukas Rohan e Adam Svoboda com 115.96 e a prata com Jonas Kaspar e Marek Sindler com 116.29, ambas duplas da República Tcheca. O bronze ficou com os irmãos poloneses Filip e Andrzej Brzezinski (118.63).
 
Na disputa por equipe os canoístas brasileiros Pedro Henrique Gonçalves, Fábio Rodrigues e Anderson Oliveira chegaram na 6a posição do K1 Masculino Sub-23 com o tempo de 134.53 (+19.59), em prova vencida pela Alemanha com 114.94. A prata ficou com a Grã-Bretanha (116.82) e o bronze com a Eslováquia (117.06)
 
Neste domingo o Brasil volta para a água para a disputa da final por equipes do C1 Masculino Sub-23 encerrando a participação brasileira no Campeonato Mundial Junior & Sub-23 em Liptovsky Mikulas, na Eslováquia.
 
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique