Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

ATLETAS DA CANOAGEM DE FOZ RECEBERÃO BOLSA ATLETA MUNICIPAL

02/08/2017

fonte:http://www.pmfi.pr.gov.br/noticia/?idNoticia=41359

 
“Parceria entre a Prefeitura e o Projeto Social/Desportivo Meninos do Lago garantirá o auxílio financeiro para 16 canoístas”

 

 


 

 

 
A prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através do Secretário Municipal de Esporte, Antonio Aparecido Sapia, disponibilizou quatro mil reais mensais em Bolsa Atleta para jovens canoístas do Projeto Meninos do Lago, visando auxílio na preparação dos mesmos para o Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Slalom que será realizado em  2019, na Cidade do Rio de Janeiro.

Ao todo a ação irá beneficiar 16 jovens na faixa etária de 07 a 17 anos. Os valores serão de 200 e 300 reais mensais que ajudarão no complemento da renda familiar e na compra de equipamento. Todos esses atletas estudam em escolas públicas da Vila C ou do Bairro Morumbi, onde estão concentrados a grande maioria dos atletas iguaçuenses dessa modalidade olímpica. 
                     
João Francisco Alencar entrou no Projeto Social Meninos do Lago há quase dois anos, competido no Caiaque o Atleta já sabe o que fará com este valor. “Vou comprar um remo”,  e ainda garante que ajudará no sustento da família, “ainda poderei ajudar nas contas de casa”. João receberá duzentos reais mensais. 

Para a Dona Silvanira Nascimento Moura que é mãe da jovem atleta de 13 anos Yasmin Nascimento Moura, vê esta ação como mais um incentivo. “É muito importante, isso vai contribuir muito, ela mesmo vai se conscientizar dos valores morais e éticos que o esporte pode proporcionar para a sua vida e crescer ainda mais como pessoa”, esclarece. 

Criado em 2009, esta é a primeira vez que a Prefeitura Municipal participa efetivamente com apoio institucional ao Projeto Meninos do Lago que já recebeu vários prêmios pelos resultados alcançados e que hoje serve de modelo para a própria Confederação Brasileira de Canoagem: “Estamos muito felizes em poder colaborar com essa ação social desportiva promovida pela Itaipu Binacional e que tem trazido grandes resultados para Foz do Iguaçu. Nossos recursos são limitados e precisamos atender todas as modalidades existentes na Cidade, mas sem dúvida, a Canoagem Slalom merece nossa parceria e no futuro queremos beneficiar um público cada vez maior de atletas iguaçuenses” disse o Secretário de Esporte Antônio Aparecido Sapia. 

O projeto social Meninos do Lago é a maior ação de base da Canoagem Slalom no Brasil, atendendo mais de 120 crianças atualmente a escola é líder no ranking nacional, criado em 2009 e mantido pela Itaipu Binacional a soma de forças é bem vista. “É um projeto de Foz, é um projeto de todos nós, temos que fortalecer e dar mais apoios aos nossos atletas”, comenta Márcio Bortolini, assistente da diretoria geral da Itaipu Binacional. 

Para o presidente do Instituto Meninos do Lago, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, este recurso mostra a valorização do município com o projeto “A cada nova parceria conquistada para nós é motivo de orgulho e de grande satisfação, pois isso demonstra que o Projeto está se consolidando e sendo reconhecido como uma ação desportiva e social realmente importante. Gostaria de agradecer ao Município de Foz de Iguaçu por entender as necessidades prementes dos nossos jovens atletas inserindo-os no programa municipal do Bolsa Atleta e obviamente à Itaipu Binacional que com esse projeto modificou a realidade olímpica da Canoagem Slalom brasileira, inclusive colocando dois atletas cidadãos iguaçuenses participando nos Jogos Rio2016”. 

Alerta ainda, que muito embora o Projeto tenha conseguido várias medalhas nacionais e internacionais, existem valores tão ou mais importantes que esses resultados meramente desportivos “O que diferencia o nosso projeto são os valores predefinidos que estão bastante claros para os pais e para os atletas, sendo que a questão educacional está no topo da nossa lista. O atleta do Projeto Meninos do Lago, desde o início, está consciente que o futuro dele está na escola e não nos remos”.  

Como irá funcionar

Os atletas contemplados precisarão preencher os dados junto à prefeitura, cada um deverá abrir uma conta individual na Caixa Econômica Federal e o pagamento será feito diretamente ao beneficiário. Será necessário enviar um currículo com ranking de participações em eventos. O coordenador da Bolsa Atleta e Bolsa Técnico do Município de Foz do Iguaçu, lembra que quem cumprir com as exigências do processo até o dia 10 de agosto poderá receber no próximo mês, “são procedimentos que garantem transparência, o atleta que nos procurar dentro deste prazo com todos os documentos corretos já poderão contar com o benefício em Setembro”, explica. 

As fotos dessa matéria estão em: https://goo.gl/2BfNp5

Contemplados com a Bolsa Municipal

Bryan Rogério Chagas Krichaki
Gabriel Henrique de Genaro
João Francisco Oliveira de Alencar
Jorge Henrique Leal
JudsonBelivaguaChargas
Milena Sofia
Patrício Leo diMonarco
Yas,inVicthoria Aparecida de Moura
Daniela Sofia
Edmar Queiroz de Borba
Gabriel Henrique da Silva
Gabriel Soares de Oliveira
João Victor Wessner Vieira
Vinícius de Oliveira Sofia
Vitor Gabriel Alves
WesllenWeis de Souza. 
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique