Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Ana Sátila obtém o melhor resultado do Brasil na disputa da Copa do Mundo em Praga

17/06/2017

Pepe garante uma semifinal no K1 Masculino e ambos ao lado de Omira Estácia chegam à semifinal do Caiaque Cross


Os canoístas brasileiros finalizaram sua participação na 1a Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, em Praga, na República Tcheca. Ana Sátila garantiu uma vaga na final do C1 Feminino e ficou na 10o colocação, melhor resultado dos brasileiros no evento. No Caique Cross ela e sua irmã, Omira Estácia, chegaram à semifinal no Feminino. Pedro Gonçalves garantiu duas semifinais: K1 Masculino e Caiaque Cross Masculino. Pelo C1 Masculino os três representantes do país ficam nas classificatórias. Agora o foco é na Alemanha, onde entre os dias 23 e 25 de junho, em Augsburg, será realizada a 2a Etapa da Copa do Mundo.
 
Sátila chegou à final do C1 Feminino em Praga, na República Tcheca, mas a atleta teve penalidades durante a descida e ficou em 10o lugar. “Não foi uma boa descida, agora é concentrar as energias para a próxima etapa”, diz a atleta olímpica que pela disputa do K1 Feminino ficou nas classificatórias. Já Omira Estácia, estreante nesta competição, disputou as duas descidas de classificação nas categorias C1 e K1, provas que servirão de experiência, principalmente para conseguir uma boa preparação no Mundial Júnior que acontecerá em julho, na Eslováquia. “Estou pegando experiência, mas estar entre as melhores é um aprendizado”, diz a atleta. Já no Caique Cross, modalidade onde quatro embarcações descem simultaneamente e ganha quem for mais rápido, as irmãs brasileiras conseguiram chegar à semifinal.
 
Pedro Gonçalves chegou em duas semifinais: uma pelo Caiaque Cross, nova modalidade da Canoagem Slalom e outra no K1 Masculino onde ele obteve na sua descida o tempo de 94.24 segundos, o que o deixou 4.93 segundos do barco mais rápido. Com esse índice o atleta ficou em 19o lugar. “Foi uma prova fantástica, estamos em uma crescente, é um processo. Hoje foi um dia muito importante nesta construção”, diz. Além de Pepe outros dois brasileiros disputaram na mesma categoria, Guilherme Mapelli e Guilherme Rodrigues, ambos ficaram nas classificatórias e focam que a prova é uma escola. “Minha primeira participação em Copas do Mundo, estou aprendendo muito”, comentou Guilherme. Competindo no C1 Masculino o trio Charles Corrêa, Felipe Borges e Leonardo Curcel não conseguiram passar para a semifinal.
 
Agora os atletas terão pela frente entre os dias 23 e 25 de junho, em Augsburg, na Alemanha a 2a Etapa da Copa do Mundo e logo depois a 3a Etapa que acontecerá também na Alemanha entre os 30 de junho e 02 de julho na cidade de Markkleeberg. Os canoístas abaixo de 23 anos ficarão mais uns dias na Europa porque entre os dias 18 a 23 de julho acontece em Bratislava, na Eslováquia, o Mundial Júnior & Sub-23 de Canoagem Slalom.
 
Equipe Brasileira na Europa
 
Atletas:
ANA SATILA VIEIRA VARGAS
CHARLES FERNANDO CORRÊA
FELIPE BORGES DA SILVA
GUILHERME MARCELLO MAPELLI
PEDRO HENRIQUE GONÇALVES DA SILVA
GUILHERME SCHENA DIAS RODRIGUES
OMIRA MARIA ESTACIA NETA
LEONARDO LUCAS CURCEL
 
 
Equipe Técnica
ANTONIO CARLOS PINTO DA SILVA – CHEFE DE EQUIPE
CASSIO RAMON PETRY – TÉCNICO
 
Mais informações sobre os eventos:
1a Etapa da Copa do Mundo – Praga – República Tcheca
 
Resultados:
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique