Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Começa a Copa Brasil de Canoagem Slalom

21/04/2017

Nesta sexta-feira (21), as disputas foram com os atletas da segunda divisão, entre eles muitos estreantes em competições


Com 127 embarcações na disputa, a 1a Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom movimentou as corredeiras do Rio das Cinzas em Tomazina (PR). A competição abre o calendário nacional da modalidade em 2017. Nesta sexta-feira foram realizadas 20 provas nas categorias iniciantes do C2 Misto, C2 Masculino, C1 e K1 Masculino e Feminino.
 
A pequena Milena Sofia do Instituto Meninos do Lago (IMEL) é estreante em campeonatos fora da sua cidade, Foz do Iguaçu. Ela disputou três provas, conquistando o seu melhor resultado no K1 Feminino Iniciante na qual ficou em segundo lugar, atrás da sua irmã Daniela, que garantiu a medalha de ouro. Para a atleta de oito anos a competição acaba também sendo uma diversão. "Achei legal, eu gosto de remar, fazer as balizas e é muito bom viajar também", diz. 
 
Para a mãe, Maria Lúcia Sofia, que além de Milena e Daniela conta também com os filhos Vinicius e Poliana disputando a Copa Brasil, o coração fica agitado. “É muito emocionante, tenho que torcer por todos ao mesmo tempo”, ela e o esposo percorreram mais de 900 quilômetros para assistir os filhos nas provas. “Faço questão de acompanha-los, dar apoio e incentivar sempre. Agora é a expectativa das medalhas”, fala a mãe orgulhosa.
 
Bernardo Vieira, 14 anos, está em sua primeira competição oficial, competindo pela ASCAPI – Associação de Canoagem e Piracicaba, e conseguiu ficar em sétimo lugar dentre 23 atletas na disputa. Ele quer mais e já sabe os pontos que deve melhorar. "Preciso entrar com mais espaço nas remontas, achei um campeonato grande e bonito, só tem atleta bom, e aproveito para aprender muito com eles", comenta Vieira. O melhor atleta desta prova foi Lucas Louzada, do Itiquira Canoagem Clube (ICAC).
 
Confira os resultados gerais da disputa no link: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/1157
 
Celeiro de futuros atletas  
Antônio Pinto, supervisor da modalidade, acredita no trabalho de base como iniciativa fundamental do futuro do esporte. “Todas as provas de alto rendimento não seriam possíveis se não houvesse o investimento em jovens talentos para formar uma nova geração de atletas. A CBCa tem uma preocupação muito grande com a base. Estamos com núcleos em várias regiões do país para viabilizar treinamentos e competições em curtos espaços de tempo e distância para essas crianças”.
  
Treinamento
O primeiro dia da Copa Brasil também foi palco de treinamento para as provas de amanhã, dia 22. O atleta prata da casa João Vitor Machado, do K1 sênior, está na expectativa para sua prova. “Gosto de competir aqui, vai ser bom porque minha família estará assistindo”, comenta. Já Felipe Borges, atleta que competiu nos Jogos Rio 2016, e Leonardo Curcel, aproveitaram os treinos e se divertiram juntos na água.


Evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Canoagem Brasileira: 
https://www.youtube.com/user/canoagembrasileira
   
Programação
Sábado dia 22.04.2017
09h30 - 14h30 - Descidas Classificatórias
14h30 - 15h30 - Prova por Equipe
16h00 - 17h00 - Eliminatórias Slalom Radical
17h00 - 18h00 - Cerimônia de Premiação por Equipe
 
Domingo dia 23.04.2017
09h30 - 12h30 - Semifinal
13h00 - 14h30 - Final
15h00 - 16h00 - Canoagem Slalom Radical
16h00 - 17h00 - Cerimônia de Premiação.
 
Mais informações em:
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique