Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Sábado com muito sol, surpresas e boas disputas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom

29/10/2016

Foram disputadas as classificatórias e as provas por equipes, neste domingo (30) acontece as semifinais e finais

Fotos: Hoop Sports | Julio Bloch



O segundo dia de competições do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom teve boas disputas e alguns sustos nas águas do Canal Itaipu em Foz do Iguaçu, Paraná. Neste sábado (29) foram realizadas as provas classificatórias de K1, C1 e C2 de quatro categorias: Menor, Júnior, Sênior e Master. Amanhã (30) será o último dia da competição onde os campeões brasileiros de 2016 serão definidos.
 
Ana Sátila, passou fácil para a semifinal do K1 Feminino Sênior, já no C1 a atleta olímpica levou uma falta de 50 segundos e ficou em quarto lugar na primeira descida, voltou para a água e se classificou com o melhor tempo da categoria no dia,  98.64 segundos. “Ás vezes acontecem esses erros, nos Jogos Olímpicos tive a mesma penalidade, mas aqui consegui corrigir na outra descida”, comenta Sátila. No K1 Feminino Menor e no Júnior duas atletas do IMEL foram as mais rápidas, Gabriele Santos e Omira Neta, respectivamente.
 
No K1 Masculino Sênior Pedro Gonçalves também teve a penalidade máxima na primeira vez na água, mas conseguiu a recuperação na segunda descida e terminou a prova em 77.91 segundos, sendo o barco mais rápido do dia. “Eu tentei corrigir e consegui, agora é focar na semifinal e brigar pela final”, esclarece. Pelo K1 Masculino Júnior, Guilherme Rodrigues, do IMEL fez a prova em 86.41 segundos e o K1 Masculino Menor mais rápido foi Vinicius Assarice, da ASCAPI.
 
Pelo C1 Masculino Leonardo Curcel fez o melhor tempo com 90.99 segundos, seguido pelo atleta olímpico Felipe Borges com 91.27s. “Vou dar meu máximo amanhã!”, comenta Corrêa. Já Borges fala que vai com tudo, “Eu quero a medalha de ouro”, fala.
 
No C2 Masculino Júnior os irmãos Arthur e Bruno Cruz, da associação ASCAPI, de Piracicaba, garantiram a primeira colocação nas classificatórias com o tempo de 119.31. Gabriel Silva e John Neves, da IMEL foi a segunda dupla mais rápida. No C2 Masculino Sênior a dupla olímpica Charles Corrêa e Anderson Oliveira, favorita na prova, teve o melhor tempo e passou para a próxima fase com 93.96 segundos.
 
Resultado por equipes
 
No K1 Feminino por equipes as atletas do Instituto Meninos do Lago, Ana Sátila, Marina Costa e Omira Neta levaram a medalha de ouro. Já no K1 Masculino o trio de Tibagi Ricardo Taques, André Paula, e Renan Soares subiram no ponto mais alto do pódio. Pelo C1 Masculino, Denis Quellis, Thiago Serra e Pedro Aversa de Piracicaba/SP foram os mais rápidos. No C2 Masculino o ouro também foi para a cidade paulista.
 
 
Público prestigia o evento
 
A canoagem atraiu novos espectadores que não conheciam o esporte, João Felipe Gil de Souza, de Registro - SP é um deles. Ele está a passeio por Foz do Iguaçu e aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco sobre a canoagem. “É a primeira vez que eu acompanho, não tinha assistido nem pela televisão, achei muito legal, eu gostei e quero acompanhar mais”, fala. Já o iguaçuense Rafael Gonzales trouxe a família, para ele é importante vir e conferir o evento. “Vim incentivar os atletas os atletas da cidade, temos que ajudar na torcida”, fala.
 
Transmissão pela TV e Internet
 
Neste domingo (30), as provas semifinais iniciam às 08h20, as finais estão previstas para depois das 11h00 da manhã. Das 12h00 às 14h00 haverá transmissão ao vivo pelo Sportv, as provas de amanhã também estarão sendo transmitidas pelo canal da Canoagem Brasileira no youtube através do link youtube.com/canoagembrasileira.
 
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom é realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan); patrocínio oficial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, GE do Brasil e Itapu Binacional.
 

Programação do dia 30/10:
 
Semifinais - 08h20 às 11h00
Finais - 11h20 às 14h00
 
FLICKR
 
Facebook / Canoagem Brasileira
 
Instagram / Canoagem Brasileira
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique