Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

1a Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom realizada com sucesso em Itiquira

25/07/2016

O evento reuniu seis associações e mais de 100 atletas participantes


Mais de 100 atletas de vários estados brasileiros disputaram no último final de semana a 1a Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2016. O evento realizado em Itiquira (MT) deu inicio as pontuações anuais do ranking nacional com a presença de canoístas da primeira e segunda divisão da modalidade.
 
Pelo segundo ano consecutivo Ricardo Taques lidera o pódio no K1 Masculino Sênior nas edições realizadas no Mato Grosso com o tempo de 77.55 segundos. “Foi uma prova de alto nível. Os atletas brasileiros estão cada vez melhores. Desde o primeiro dia foi bem acirrado e consegui conquistar o primeiro lugar. Agora é focar na próxima etapa em Três Coroas (RS)”, disse o atleta da ATICA – Associação Tibagiense de Canoagem, de Tibagi (PR). Em seguida vieram Fábio Rodrigues representando o IMEL - Instituto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu (PR)  com o tempo de 78.54s e Renan Soares (78.67s) também da ATICA com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
 
No K1 Masculino Júnior Guilherme Rodrigues (IMEL) garantiu o ouro com o tempo de 81.74 segundos. O canoísta que na semana passada disputou o Mundial Júnior na Polônia disse que a superação não foi só na água, mas também com a maratona de percorrer mais de 10 mil quilômetros entre uma competição e outra. “Cheguei na quarta-feira em Itiquira, superei o fuso horário, o cansaço e os meus concorrentes. Estou muito feliz com este resultado”, comemora. Vitor Silva da ASTECA – Associação Trescoroense de Canoagem, de Três Coroas (RS) chegou em segundo lugar com a marca de 84.98s e Lucas Boretti da APEN – Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, de Piraju (SP) em terceiro com 87.24s.
 
Richarlison Amaral de Foz do Iguaçu foi o mais rápido no C1 Masculino Sênior. O atleta do IMEL fez o tempo de 91.01 segundos vencendo os dois canoístas que disputaram o Mundial Sub-23 na Polônia: seu conterrâneo Leonardo Curcel que levou a prata com 91.96s e o atleta de Piracicaba (SP), Thiago Serra, da ASCAPI – Associação de Canoagem de Piracicaba que levou o bronze com 94.13s. O C1 Masculino Júnior foi liderado pelo gaúcho Gustavo Sebalch Junior (ASTECA) com o tempo de 92.39s, seguido por Denis Quellis (ASCAPI) com 96.89s, ambos estiveram na Polônia disputando o Mundial Júnior. Em terceiro lugar ficou com Kauã Silva (APEN) com 97.62s.
 
Nas duas categorias femininas dobradinha das canoístas que representaram o Brasil no Mundial Júnior. Omira Estácia foi o grande destaque. A atleta do IMEL fez o tempo de 91.54s na disputa pelo K1 Feminino, seguida por Beatriz da Motta da APEN que chegou com 107.27s. Andressa Maciel (IMEL) ficou o terceiro lugar com 144.89s. No C1 Feminino Beatriz Motta foi quem levou o ouro completando o percurso em 106.81 segundos. A prata ficou com o Omira Estácia com a marca de 111.27s) e o bronze com Ana Paula Castro (IMEL) com o tempo de 123.80s.
 
No ranking geral das associações o IMEL de Foz do Iguaçu (PR) obteve a maior pontuação chegando a 2050 pontos, seguido pela APEN, de Piraju (SP) com 1000 pontos. A ASCAPI de Piracicaba (SP) e ASTECA de Três Coroas (RS) dividiram a terceira posição com 875 pontos cada. A ATICA de Tibagi (PR) e ICAC – Associação Itiquira Canoagem Clube pontuaram 325 e 100 pontos respectivamente.
 
Os resultados da 2a divisão e também das classificatórias e semifinais você pode conferir no link:


 
Provas por Equipes
No K1 Masculino Fabio Rodrigues e Guilherme Rodrigues ambos representando o IMEL e Ricardo Taques da ATICA foram os mais rápidos (91.65s). Já no C1 Masculino Jean Pereira, Gustavo Selbach Jr da ASTECA e Leonardo Curcel do IMEL levaram a medalha de ouro com o tempo de 101.98 segundos. Na única prova por equipes feminina Beatriz Motta, Sabrina Bueno e Milene Wolf da APEN subiram no primeiro lugar do pódio depois de completar a prova em 125.36 segundos.
 
A próxima competição nacional será a 2a Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom que irá ocorrer em Três Coroas/RS entre os dias 17 e 18 de setembro.

SITE OFICIAL DO EVENTO
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique