Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Ana Sátila entre as melhores e Felipe Borges no Rio 2016

20/06/2016
Brasileira subiu no ranking depois de garantir o sexto lugar na 3a Etapa da Copa do Mundo em Pau, na França. Felipe Borges do C1 Masculino garantiu sua vaga olímpica

Ana Sátila fez uma ótima temporada na primeira fase das etapas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, realizada nos últimos dois meses na Europa. Neste último fim de semana a brasileira chegou novamente na final do K1 Feminino, figurando entre as melhores canoístas do mundo na atualidade. Na final, Ana Sátila terminou em 6o lugar (114.64s) da 3a etapa disputada neste fim de semana em Pau, na França.
 
“Estou encerrando essa primeira fase (das Copas do Mundo) com a missão cumprida. Três competições, três finais”, comemorou. Com este resultado Sátila está em 4o lugar no ranking internacional da modalidade e também a coloca como uma das favoritas pela briga por medalha nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
No mesmo evento Felipe Borges também teve muito o que comemorar ao garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na categoria C1 Masculino. “Estou muito feliz, é a consagração de um sonho”, comenta o jovem que foi revelado no Projeto Social Meninos do Lago, uma parceria entre a Itaipu Binacional e Confederação Brasileira de Canoagem que leva o esporte para centenas de crianças carentes em Foz do Iguaçu, no Paraná.
 
Disputa acirrada
 
Entre todas as categorias da Canoagem Slalom a disputa no C1 Masculino foi a mais acirrada. Felipe tinha um concorrente de peso, Leonardo Curcel, que tem uma trajetória de vida parecida com a de Felipe. Os dois têm a mesma idade, foram revelados pelo Meninos do Lago e há anos disputam o primeiro lugar nacional na categoria. Faltava definir a vaga mais importante. Enquanto Felipe garantiu o bronze nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, Leonardo desbancou o conterrâneo e se classificou para o evento-teste do Rio 2016 que aconteceu ano passado no Rio de Janeiro.
 
A boa performance de Charles Corrêa, de Piraju, interior de São Paulo, acirrou ainda mais a competição. Felipe foi melhor e garantiu vaga na seletiva nacional, em abril. Só que na primeira etapa da Copa do Mundo, em Ivrea, na Itália, cometeu alguns erros e viu Charles Corrêa colar na disputa pela vaga. Em La Seu d’Urgell, na Espanha, durante a segunda etapa da competição, Felipe conseguiu desbancar Leonardo e Charles. Com o bom resultado, precisava apenas garantir a participação na terceira etapa. “Eu vi de perto que poderia perder, mas voltei a ter foco total”, ressaltou.
 
Resultados Gerais
 
No K1 Masculino, Pedro Gonçalves foi à semifinal e ficou em 17olugar com o tempo de 100.50s. “Hoje foi assim, remei como sei e como tinha que remar para entrar na final, mas estou próximo de chegar entre os 10”, disse Pepe. Renan Soares, Guilherme Mapelli e Ricardo Taques também do K1 não passaram das classificatórias.
 
Charles Corrêa e Anderson Oliveira do C2 Masculino garantiram vaga na semifinal, mas com o tempo de 142.72 segundos os canoístas terminaram em 19o lugar. Corrêa avalia que a temporada foi boa: “Foram três Copas do Mundo sendo uma final, duas semifinais e principalmente garantimos a vaga olímpica”, comenta. Já Welington Munhoz e Cassiano Alfredo ficaram nas classificatórias.
 
Os atletas retornam ao Brasil onde farão uma temporada de treinos oficiais no Canal Rio, no Complexo Esportivo de Deodoro. Os classificados para os Jogos Olímpicos, Ana Sátila no K1 Feminino, Pedro Gonçalves no K1 Masculino, Charles Corrêa e Anderson Oliveira no C2 Masculino e Felipe Borges no C1 Masculino agora irão focar os treinamentos para o Rio 2016. As disputadas da Canoagem Slalom acontecerão entre os dias 7 e 11 de agosto.
 
Site Oficial do evento: www.paucanoe.com
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique