Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Ana Sátila inicia a temporada olímpica na Austrália

03/02/2016

Canoísta do IMEL participa de competição na Oceania de olho nos Jogos Olímpicos Rio 2016


A jovem promessa da Canoagem Slalom do Brasil e esperança de medalha nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Ana Sátila, começa o ano mais importante de sua história participando neste final de semana do Australian Open de Canoagem Slalom, em Penrith, na Austrália.
 
“Estamos com os treinamentos a todo o vapor buscando iniciar bem a temporada”, comenta Ana que já tem sua vaga garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
A competição deste fim de semana contará com os principais nomes da Canoagem Slalom mundial como, por exemplo: o tcheco Jiri Prskavec, campeão mundial em 2015 no K1 Masculino; os alemães campeões mundiais no C2 Masculino, Franz Anton e Jan Benzien; a tcheca Katerina Kudejova, atual melhor do K1 Feminino; entre muitos outros expoentes do esporte.
 
Para os anfitriões o evento terá um gostinho especial, pois será a seletiva australiana que classificará os melhores canoístas para os Jogos no Rio de janeiro. A australiana Jessica Fox, concorrente de Sátila pelo K1 Feminino e fenômeno mundial da Canoagem Slalom, conquistou uma prata em Londres 2012 e busca melhorar ainda mais seu resultado no Rio 2016.
 
Segundo Ettore Ivaldi, treinador da Equipe Brasileira, o ano começa com muito trabalho. “Ana está fazendo treinamentos de uma hora por dia e realizando em média onze descidas. Ela está muito dedicada e vamos buscar bons resultados aqui. Também será importante para avaliar as suas concorrentes neste ano”, ressaltou.
 
Sátila é a única representante brasileira na Oceania, pois já tem sua vaga garantida para Jogos Olímpicos Rio 2016. “Não haverá seletivas no K1 Feminino em decorrência dos inúmeros resultados expressivos de Sátila nestes últimos anos, assim ela já tem garantida sua vaga nesta categoria para o Rio 2016”, explicou Argos Rodrigues, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
Os outros integrantes da Equipe Permanente das categorias K1, C1 e C2 Masculino estão realizando treinos no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, todos focados na preparação para a Seletiva Nacional que acontecerá em março e definirá os atletas que representarão o Brasil na temporada 2016 em competições internacionais.
 
Brasileiros no Rio 2016
A Confederação Brasileira de Canoagem definiu através de uma circular (003/2016) como será a convocação para as competições internacionais de 2016. Os competidores que representarão o Brasil nestes eventos serão definidos nas seletivas nacionais agendadas para o Canal Rio, no Rio de Janeiro, nos dias 23, 24 e 25 de março. Estão aptos a participar do evento 40 embarcações ou 46 atletas de acordo com o Ranking 2015.
 
Os atletas das categorias K1, C1 e C2 Masculino nos Jogos Olímpicos serão definidos após disputarem as três etapas da Copa do Mundo, sendo a última realizada em Pau, na França, nos dias 18 e 19 de junho. Apenas os melhores atletas da Seletiva Nacional estarão brigando pela vaga olímpica. Por ser país-sede o Brasil tem uma vaga garantida em cada categoria oficial no Rio 2016.
 
Site Oficial do evento (Australian Series Canoe Slalom)
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique