Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

O ano se inicia com 108 atletas de Canoagem Slalom em Foz

23/02/2016

Após um mês de férias, as atividades do Projeto Meninos do Lago foram reiniciadas no dia 1º de fevereiro com 85 atletas, sendo 14 femininas e 71 masculinos que pertencem à rede pública de ensino, entre 07 a 18 anos, residentes na região da Vila C ou região do Bairro Morumbi.

 

Além desses participantes, a entidade de pratica desportiva denominada IMEL – Instituto Meninos do Lago, também abriga mais 11 atletas femininas e 12 atletas masculinos que não estão mais aptos a participarem do trabalho social, mas que continuam praticando a canoagem em projetos alternativos, perfazendo um total de 108 atletas de Canoagem Slalom na Cidade de Foz do Iguaçu.

 

A associação iguaçuense – IMEL -  vem dominando o circuito da primeira e da segunda divisão da canoagem brasileira desde o ano de 2010, não perdendo praticamente nenhuma etapa da Copa do Brasil e Campeonatos Brasileiros neste último ciclo olímpico. Além disso é a escola que mais fornece atletas para as Seleções Nacionais e é reconhecida como modelo de Projeto pela Confederação Brasileira de Canoagem.

 

Para a Treinadora Mayara Cordeiro, a meta a ser alcançada já no início do ano é de 100 atletas da rede pública de ensino, dando prioridade para as meninas mais novas:

 

“Temos compromisso com a Itaipu Binacional no atendimento de 100 atletas entre 07 a 18 anos, meta o qual pretendemos alcançar até o final desse mês de fevereiro. O Brasil precisa muito da participação de meninas nas categorias K1 e C1 e, por este motivo, estamos dando prioridade à categoria feminina”  

 

Para não atrapalhar a desova dos peixes, tendo em vista que as aulas são desenvolvidas no Canal da Piracema, as atividades dos atletas faixas brancas, amarelas e verdes serão realizadas até o dia 1º de março (fim do período da piracema) no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros, na Vila A, onde existe uma boa infraestrutura para os treinamentos iniciais.

 

Segundo Angel Sanches, treinador do projeto, o local é muito bom para a iniciação da canoagem:

 

“Neste centro de treinamento os atletas poderão desenvolver várias atividades inerentes à prática de canoagem, como por exemplo, a natação, resgate, rolamento, aprendizagem de lemes e vários outros fundamentos que estão em nossos planos de aulas e que, desenvolvidos em piscinas, facilitam muito o aprendizado”.

 

Os atletas estão adorando o novo local de treinamento, principalmente nesse período de verão, onde as temperaturas em Foz do Iguaçu são bastante altas e muito atraentes para as atividades em piscinas. Para a jovem atleta Poliana Sofia, é muito legal nadar na piscina e fazer outras atividades fora da água:

 

“Eu estou gostando muito de treinar aqui nesse local, além dessa piscina enorme é muito gostoso poder fazer algumas atividades fora da água com os meus colegas. Aqui temos campo de futebol, quadra, parede de escalada e um monte de coisa que na Itaipu não tem, se bem que entre um local e outro prefiro mesmo é estar com minha canoa nas corredeiras do Canal Itaipu”.

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique