Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Tomazina sediará o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom neste próximo final de semana

10/11/2015
 
Melhor da Canoagem Slalom Brasileira se encontra no Paraná
 


Começa nesta sexta-feira (13) na cidade de Tomazina, no Paraná, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2015, evento que reunirá os principais canoístas brasileiros da modalidade. A cidade paranaense receberá mais de 100 atletas de diversas partes do país totalizando 224 embarcações em disputa pelo título nacional. As provas serão realizadas no rio das Cinzas em um trecho de aproximadamente 230 metros, onde foi montada uma grande estrutura para o evento que contará com transmissão ao vivo pela internet e também pelos canais SPORTV.
 
Ana Sátila, a grande estrela hoje da Canoagem Slalom do Brasil, competirá em duas categorias: K1 e C1 Feminino. A atleta é a grande favorita em ambas as provas, mas sabe que seu favoritismo deve servir de exemplo para as suas concorrentes. “Para conseguirmos um objetivo temos que melhorar a cada dia. Temos que superar a nós mesmos”, ressaltou a atleta.
 
Já no K1 Masculino haverá uma grande disputa pelo título de campeão brasileiro. Pedro “Pepe” Gonçalves ainda é o favorito sendo o atual tetracampeão, mas próximo dele estão Ricardo Taques, Fábio Rodrigues e Guilherme Mapelli. Taques na última disputa nacional, na Copa Brasil em Três Coroas (RS), foi o melhor do evento na ocasião e promete uma boa prova também em Tomazina.
 
Para Pepe a disputa acirrada é boa para o esporte. “Acredito que não existe melhor estratégia que o trabalho executado com amor e isso a gente tem de sobra”, garantiu.
 
Outra categoria que promete fortes emoções é no C1 Masculino. Felipe Borges e Leonardo Curcel estão com índices semelhantes nos eventos durante o ano. Borges foi o melhor na seletiva do ano passado e garantiu sua vaga para os Jogos Pan-americano Toronto 2015, quando trouxe ao Brasil a medalha de bronze. Curcel, por sua vez, desbancou seu conterrâneo e agora será o representante brasileiro no evento-teste para o Rio 2016 - Aquece Rio - que acontece no final do mês no Rio de Janeiro.
 
A concorrência saudável será colocada à prova em mais um evento e com a essas disputas a Canoagem Brasileira constrói sua evolução. “Busco acertar todos os detalhes que eu pratiquei nos treinos”, relata Curcel. Borges complementa que será uma prova boa: “quero brigar ainda mais para disputar a vaga para os Jogos Olímpicos porque essa decisão ainda está aberta”, lembrou.
 
A Canoagem Brasileira vem ganhando destaque em níveis nacional e internacional através do trabalho incessante em transformar o esporte no país e tornar o Brasil uma das grandes potências da Canoagem Mundial. Para isso, a Canoagem Brasileira tem apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Itaipu Binacional, Unimed, Seguros Unimed, e principalmente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES que é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira e da GE do Brasil, mais novo patrocinador do esporte. O evento no Paraná também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tomazina que pretende transformar a cidade em referência na prática da Canoagem Slalom.
 
Mais informações em:
 
Conheça o município de Tomazina:
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique