Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Disputas acirradas da Canoagem Slalom em Itiquira (MT)

07/09/2015

Evento aconteceu neste último final de semana na cidade mato-grossense e envolveu canoístas de diversas partes do Brasil


Encerrou-se neste domingo (6/09), na acolhedora cidade de Itiquira, no Mato Grosso, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Iniciantes e a 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom da 1ª Divisão.
 
Nas provas de iniciantes participaram 105 embarcações com atletas gaúchos, paranaenses, paulistas e mato-grossenses e o destaque ficou para a estrutura da pista montada pelo município de Itiquira, que na visão da enorme maioria dos atletas é a melhor pista para iniciantes do Brasil.

“Nós nunca tínhamos participado de uma prova para iniciantes em um rio com grande qualidade técnica para montarmos 18 portas com extrema segurança para os atletas iniciantes. Minha equipe já elegeu Itiquira como a melhor pista do Brasil”, disse o treinador de Foz do Iguaçu, Angel Sanchez.

Nesta modalidade o melhor tempo da prova foi do jovem atleta Guilherme Eduardo do Espírito Santo, da cidade de Piraju (SP), na categoria K1MME, que fez o percurso com 70,56 segundos. Somando todos os resultados dos seus respectivos atletas, a associação vencedora da competição foi o IMEL (Instituto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu/PR) com 1.825 pontos, em segundo lugar ficou a ASTECA (Associação Três Coroense de Canoagem, de Três Coroas/RS) com 725 pontos e em terceiro lugar a APEN (Associação Pirajuense de Canoagem, de Piraju/SP) com 350 pontos.

Na primeira divisão a 2ª Etapa da Copa Brasil foi bastante acirrada, principalmente entre os caiaques masculinos. Participaram das provas 106 embarcações e o destaque ficou para o atleta Ricardo Martins Taques que fez os melhores tempos das provas nas fases classificatória, semifinal e final. O atleta de Tibagi/PR levou o ouro com 74,88 segundos, seguido pelo gaúcho de Três Coroas/RS Mauri Cesar Tavares com 78,89 segundos, que acabou ficando com a prata e o outro paranaense de Tomazina/PR João Vitor Martins Machado, com 80,56 segundos, com o bronze.

“Estou bastante surpreso com a estrutura de pista montada na cidade de Itiquira. Sem dúvida, é um excelente lugar para desenvolvimento de mais uma escolinha de canoagem que é o que mais precisamos nesse momento para a modalidade. Tenho certeza que daqui vão sair grandes feras do esporte em pouco tempo de investimento do município, pois o local é perfeito para isso”, disse o campeão Ricardo Martins Taques, que estará embarcando para Londres na próxima terça (08/09) para representar o Brasil no Campeonato Mundial.

Para o Presidente da Federação do Estado do Mato Grosso, Darci Oberdam, jamais a Canoagem Slalom teve uma recepção tão calorosa como a proporcionada pelo Município de Itiquira: “A CBCa e Federação do Mato Grosso estão extremamente felizes e agradecidas pela parceria encontrada neste local encantador. Além de paisagens incomuns para os atletas dos estados do sul e sudeste do Brasil, que nunca viram bandos de araras, tucanos e garças ao redor da pista, a receptividade proporcionada por todo o time do prefeito Betão foi algo bastante incomum para o nosso esporte. O prefeito, como todo o secretariado estiveram presentes em todos os momentos do evento e não deixaram faltar absolutamente nada para o sucesso da competição”.

Em seu pronunciamento final o prefeito Humberto Bortolini agradeceu a parceria com a CBCa e Federação do Mato Grosso, bem como a participação de todos os atletas e treinadores, prometendo para breve o início das atividades de canoagem no Município: “Estamos encantados com mais essa nova modalidade desportiva a ser implantada no Município de Itiquira. Entendemos que o esporte contribui para a formação social e educacional do cidadão e, por esse motivo, investimos na medida do possível nas opções desportivas para as nossas crianças e jovens. Se a pista montada foi aprovada pela CBCa e mostrou-se segura para a iniciação. Vamos dar início a nossa escola de canoagem a qual tenho certeza que nos renderá várias medalhas em um futuro próximo além de estarmos contribuindo para a formação pessoal de nossos cidadãos”, informou.

Na 2ª Etapa da Copa Brasil a equipe que mais pontuou foi novamente o IMEL – Instituto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu, PR, com 925 pontos, seguido pela APEN – Associação Pirajuense de Canoagem, com 700 pontos e pela ASTECA- Associação Três Coroenses de Canoagem, com 500 pontos. 

Mais informações e resultados completos em: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/802
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique